Esteatose hepática

Páginas: 18 (4450 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Esteatose Hepática



SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2. CONCEITO....................................................................................................05
3. ETIOLOGIA....................................................................................................05
4. ASPECTOS ANATOMOFISIOLÓGICAS......................................................07
5. FÍSIOPATOLOGIA.........................................................................................14
6. SINAIS E SINTOMAS....................................................................................17
7. TRATAMENTO..............................................................................................18
8.CUIDADOS DE ENFERMAGEM...................................................................19
9. CONCLUSÃO................................................................................................22
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................23






















1. INTRODUCÃO

Neste trabalho irá se abordarsobre a Esteatose Hepática que é literalmente um acúmulo de gordura no fígado e sobre os valores enzimáticos que é a importância da produção e do armazenamento das enzimas no fígado.
A Esteatose Hepática dependendo do grau em que se encontra pode trazer prejuízo a anatomia e fisiologia do individuo. As causas da tal são diversas como o consumo de álcool, obesidade, diabetes mellitus, colesterolalterado, hiperalimentação, desnutrição protéica, drogas, cirurgia de trato gastrintestinal, lipodistrofia congênita generalizada, hipercortisolismo endógeno e exógeno, gravidez, nutrição parenteral total e fibrose cística. As pessoas com esteatose hepática podem até chegar a ter hepatite e por consequência uma cirrose.
O fígado é o responsável pela produção de proteínas para o plasma do sangue.Ele armazena glicose e regula os níveis de aminoácidos e, em conjunto com os rins, limpa os resíduos metabólicos do sangue. Além disso, através da produção da bile (armazenada na vesícula biliar) tem por função auxiliar na digestão das gorduras. No entanto, às vezes, suas funções são prejudicadas pelo excesso de gordura em seu interior.
Aproximadamente metade das pessoas com esteatose tem dorabdominal (sensação de peso no abdome) geralmente desagradável. Casos mais avançados podem ter sintomas mais intensos, no entanto, a esteatose muitas vezes não apresenta sintomas, sendo descoberta apenas em exames de rotina.
O tratamento é baseado na mudança de hábitos alimentares, mas também é necessário o controle de peso, prática de atividades físicas e a suspensão de medicamentos que possamtrazer resultados controversos.















2. CONCEITO

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, Esteatose Hepática significa literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo (Figura 1).
A esteatose hepática, em si, não é uma doença, mas reflete uma doença metabólica. Nosso fígado possuinormalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso (Figura 2). Quando o acúmulo de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura dentro do seu tecido.
A esteatose no seu início, chamada de esteatose hepática leve, normalmente não causa sintomas ou complicações. Quanto mais prolongado e maior acúmulo de gordura, maiores sim são os riscos deuma lesão hepática. Essa gordura do fígado, em excesso e por muito tempo, pode acarretar em danos nas células do fígado, ficando inflamadas. Quando o fígado chega nesse estágio, chamamos de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. Nesse caso, se não tratado pode evoluir para cirrose (Figura 3).
[pic] [pic] [pic]

3. ETIOLOGIA

Vários fatores podem causar Esteatose Hepática,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esteatose Hepática
  • Esteatose Hepática
  • Esteatose hepática
  • Esteatose hepatica
  • Esteatose Hepatica
  • Esteatose Hepatica
  • esteatose hepatica
  • Esteatose hepatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!