Este Trabalho Visa A Colaborar Na Discur O Sobre A Inser O Do Assistente Social Na Escola

2453 palavras 10 páginas
Este trabalho visa a colaborar na discurção sobre a inserção do Assistente Social na escola. Apresenta uma síntese de pesquisa de revisão bibliográfica feita sobre a questão da inserção do profissional de Serviço Social no ambiente escolar. Propõe o debate em torno da educação como espaço capaz de promover a inclusão social e o exercício da cidadania.
O cotidiano escolar apresenta expressões da questão social cuja complexidade das demandas é obstáculos para o desenvolvimento duradouro e sustentável da aprendizagem como fator de crescimento de crianças e adolescentes.
Nesse contexto os conhecimentos do profissional de Serviço Social se tornam imprescindíveis para a minimização das demandas sociais.

Palavras-Chave: Assistente Social. Educação. Demandas Sociais.

Temos visto nas escolas manifestações da questão social que atrapalha não só o aprendizado, más a inclusão e o desenvolvimento da cidadania dos alunos.
O uso de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, violência domestica entre outros tem influenciado no crescimento de crianças e adolescentes. Este problema tem demandado mais dos professores do que o conhecimento pedagógico. Por isso a importância do Assistente social para o apoio na identificação e a realização de diagnósticos sociais.
O debate sobre a presença do Serviço Social na Educação vem ocorrendo desde os anos noventa, quando da realização do oitavo e nono Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) realizado em 1995 (Salvador) e 1998 (Goiânia). A inclusão do profissional de Serviço Social nesse campo de atuação nos coloca desafios e um deles é o de estabelecer uma intervenção qualificada como profissional da educação. Levando em consideração os Princípios Fundamentais de seu Código de Ética Profissional lutando pela equidade e justiça social, que certifique universalidade aos bens e serviços coerentes aos programas sociais e políticas sociais.
Para compreender a educação como uma Política Social que garanta direitos sociais, demonstra uma

Relacionados

  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas