ESTE BARCO TAMB M SEU Karina Lapido GEPE8

1459 palavras 6 páginas
ESTE BARCO TAMBÉM É SEU
Michael Abrashoff – Editora Cultrix – Amana Key

Resumo
O livro “Este barco também é seu” foi escrito por Michael Abrashoff, Capitão de Mar e Guerra da
Marinha americana. Ele relata sua experiência de comando no USS Benfold, um navio de guerra moderno, equipado com sistemas avançados, alta tecnologia, mas com uma tripulação de baixa produtividade. Para aprimorar o navio, ele entendeu que deveria aprimorar sua própria capacidade de liderança e conseguir, assim, uma tripulação mais confiante, motivada para solucionar problemas e disposta a tomar iniciativas e assumir a responsabilidade pelos seus atos.
Após implementar importantes práticas de gestão que, muitas vezes, ele aprendeu sozinho,
Michael Abrashoff conseguiu, junto com sua tripulação, reduzir custos e obter as mais altas pontuações de toda a Esquadra do Pacífico, o que levou o USS Benfold a ser reconhecido como um modelo de eficiência naval.
O livro possui 12 capítulos (200 páginas) em que o autor compartilha seus “segredos” de gestão bem‐sucedida contada em forma de narração, uma vez que é baseado em fatos reais, o que torna a leitura muito agradável.

Introdução
O autor descreve a capacidade tecnológica do navio USS Benfold e apresenta estatísticas sobre as
Forças Armadas americanas, de forma a facilitar nossa compreensão do modelo de “gestão militar” e nossa visão do desafio que ele teria pela frente ao assumir o comando de uma tripulação de cerca de 300 pessoas. Além disso, emite sua opinião sobre o que considera importante para que um líder seja bem sucedido em sua tarefa.

Capítulo 1 – Assuma o comando
Neste capítulo, você vai entender o “clima” da tripulação do navio e os desafios de Abrashoff a partir do momento em que assumiu o comando percebendo o alívio e a forma desrespeitosa com que a tripulação agiu durante a despedida do antigo comandante. A partir

Relacionados