Estatuto do Idoso

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
Processo Histórico e Causas da criação.
O processo histórico teria sua dinâmica na contradição dialética entre as classes sociais, que as confrontava em uma luta. Em outros termos, empregando umapalavra muito usada, em especial no Brasil dos anos de 1970, o "fio condutor", a "mola propulsora" da história seria a luta de classes e neste contexto o envelhecimento se reveste de complexidade emdiferentes dimensões, o idoso deve ser visualizado em todos os aspectos porque hoje está surgindo um novo idoso, mais ativo, participativo, valorizado, conhecedor de seus direitos e deveres comocidadão.
O ano de 1999 foi considerado o Ano Internacional do Idoso em virtude da grande importância e preocupação em relação a este segmento da população, mas pouco se avançou em práticas significativaspara essa faixa etária no sentido de uma valorização do idoso na sociedade, e, no ano de 2003, essa faixa etária foi contemplada como tema da Campanha da Fraternidade, ressaltando sua importância e anecessidade de maiores pesquisas nesse campo.
A problemática do idoso, na sociedade brasileira, não é nova, segundo autores como Salgado (1991), Fernandes (1997), Oliveira (1999), Palma (2000), aConstituição Federal de 1988 (Artigos 229 e 230) apenas aponta diretrizes principio lógicos acerca do tema, mas não determina políticas específicas para esta parcela da população. A tendência no Brasil évalorizar aquilo que é novo e desprezar o que é velho. A própria educação faz o velho se sentir um objeto fora de uso. Dessa realidade emerge a necessidade de programas alternativos que garantam maiorqualidade de vida para essa população.
Então, no ano de 2003 em 1º de Outubro, foi promulgado as leis que promovem o bem estar dos cidadãos com mais de 60 anos, lhes reservando uma série de direitos eobjetivos a serem cumpridos para que não tenha mais represálias ou agressões e abandono, sendo uma maneira de auxiliar os idosos.
Objetivo
Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estatuto do idoso
  • Estatuto do idoso
  • Estatuto do idoso
  • Estatuto do idoso
  • ESTATUTO DO IDOSO
  • ESTATUTO DO IDOSO
  • O Estatuto Do Idoso
  • Estatuto do Idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!