Estatisicat

748 palavras 3 páginas
Pesquisa sobre o hábito de leitura dos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Introdução:

Este artigo é resultado da disciplina de Estatística Básica I do curso de Psicologia. Foi solicitado aos alunos que realizassem uma pequena pesquisa cujo principal objetivo é fazer com que os discentes aprendam na prática o conteúdo aprendido em sala de aula.

O tema escolhido para a realização dessa pesquisa foi sobre o hábito de leitura entre os acadêmicos da Furg. Foi escolhido este tema, em virtude de ter conhecimento da importância de ter hábito de leitura para o conhecimento e para uma visão mais ampla e critica em relação aos mais diversos assuntos, e também pela baixa média de leitura anual dos brasileiros que é de 4,7[1] em relação aos demais países. A pesquisa visa a verificação de qual seria a média entre os acadêmicos da Furg em relação aos seus hábitos de leitura.

Metodologia:

Para realização da pesquisa, utilizou-se o método de amostragem não probabilístico, em que a escolha dos elementos a serem trabalhados depende em parte do julgamento do pesquisador. Dentre os métodos não probabilísticos foi escolhido trabalhar com a amostragem por conveniência, na qual os elementos são selecionados com base na sua semelhança presumida com a população e na sua disponibilidade imediata.

Foram aplicados 45 (quarenta e cinco) questionários na turma de Psicologia do 1º ano e na turma de Pedagogia do 1º ano da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) com o objetivo de verificar o hábito de leitura entre os estudantes da Universidade.

Resultados e discussão:

Com base na análise dos questionários aplicados nas turmas de psicologia e pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Constata-se que todos os acadêmicos pesquisados têm hábito de leitura, a qual varia a freqüência que efetuam suas leituras.

Dentre dos motivos que levam as pessoas ao hábito de leitura está para

Relacionados