Estat Stica Aula2

3198 palavras 13 páginas
Estatística
Aula 2

População e Amostras
Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denominamos População estatística ou universo estatístico.
Esse termo refere-se não somente a uma coleção de indivíduos, mas também ao alvo sobre o qual reside nosso interesse. Assim, nossa população pode ser tanto todos os habitantes de Vila Velha, como todas as lâmpadas produzidas por uma fábrica em um certo período de tempo, ou todo o sangue no corpo de uma pessoa.

População e Amostras(cont...)
Tendo em vista as dificuldades de várias naturezas para observar todos os elementos da população, tomaremos alguns deles para formar um grupo a ser estudado. A essa parte proveniente da população em estudo denominamos amostra.
Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.

Os pesquisadores trabalham com amostras. Primeiro, porque as populações infinitas só podem ser estudadas através de amostras. As populações finitas muito grandes também só podem ser estudadas através de amostras. Finalmente, o estudo cuidadoso de uma amostra tem mais valor cientifico do que o estudo rápido de toda a população.
Exemplos:
• De população infinita:
A produção futura de uma máquina.
As extrações, com repetição das bolas de uma urna.
Os nascimentos de bebês.
• O número de peixes do mar constitui uma população finita muito grande, pois esse número é, em dado momento, matematicamente finito, mas tão grande que pode ser considerado infinito para finalidade pratica. • Os alunos de uma sala de aula, os produtos de um supermercado, os livros de uma biblioteca, os automóveis de vila velha, são exemplos de populações finitas.

A distinção entre população e amostra é fundamental porque é com base nos dados de uma amostra que os estatísticos inferem sobre a população.
Exemplo: Uma pesquisa de opinião para saber o resultado das eleições para o governo do estado de São
Paulo em 1988, a população considerada foram todos os eleitores do estado e para constituir a amostra o
IBOPE

Relacionados