Estatítica

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTATÍSTICA

CORUMBÁ MS
SETEMBRO - 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE:
TUTOR PRESENCIAL:
Prof.ª EAD

CORUMBÁ
SETEMBRO – 2012
ETAPA 1

ESTATÍSTICA

Estatística é a ciência que utiliza-se dasteorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo daestatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

O controle estatístico de processo (CEP) é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas visando auxiliar no controle eficaz daqualidade. Através das cartas ou gráficos de controle, podem-se detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e com isso os custos da produção. O controle estatístico de processo é uma ferramenta de grande utilidade, pois incorpora também o conceito de boas práticas de fabricação, além de fornecer informações imprescindíveispara a validação de processos, uma vez que permitem a investigação detalhada de todos os pontos críticos de controle, diagnosticando as possíveis não conformidades em todas as etapas do processo, além de sinalizar as possíveis fontes desses desvios de qualidade possibilitando correções e interações com o processo.

Controle Estatístico de Processo na indústria farmacêutica

A dinâmica das BoasPráticas de Fabricação e Controle dentro da indústria farmacêutica tende a incorporar conceitos de otimização de processos, redução de perdas e gestão ambiental plena, além das já consagradas práticas de monitoramento específicas para a produção de medicamentos, conforme mostramos em publicação de nossos dados (Alencar et al., 2005a).
Na indústria farmacêutica de hoje, o controle de processoestá cada vez mais sincronizado com outras operações, controles de fabricação, e aplicações de gerenciamento de projeto (Abel, 2002).
A atenção rigorosa aos requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos tem colocado as empresas sob vigilância constante no que concerne aos seus sistemas de qualidade. As BPF são aplicáveis a todas as operações envolvidas na fabricação de medicamentos,e o cumprimento das BPF está dirigido primeiramente para a diminuição dos riscos inerentes a qualquer etapa da produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados através da realização dos ensaios nos produtos acabados.

O CEP no processo de branqueamento de polpa de celulose

No caso específico do branqueamento de polpa de celulose, o CEP proverá as condições necessárias para omonitoramento das variáveis críticas de controle do processo, apoiando a tomada de decisão através dos Indicadores de Desempenho Operacionais.
Esses Indicadores são fornecidos através do processamento e análise de informações oriundas de softwares da automação industrial (PI – System) e do sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que permitem a medição e o monitoramento da performance das áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estatitica
  • estatítica
  • EStatiticas
  • eSTATITICA
  • estatitica
  • estatítica
  • Estatitica
  • Estatitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!