Estatística

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Introdução

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre oproblema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, sepossa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. 
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticasconvenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.










O que é estatística ?
É um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coletaqualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
Aplicações da Estatística
Social
Saúde
Tecnológica
Industrial
Financeira e Bancária
Universidades e Instituições de Pesquisas
Agronômica
Na área médica....
Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.Permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS.
Na área tecnológica...
Problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinaisde satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.
Na área industrial...
A atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho dasoperações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.
Área de Recursos Humanos...
O estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda as necessidades de treinamento, assim como aavaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar.
Área de Demografia...
O estatístico estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade; analisa os fluxos migratórios; estabelece níveis e padrões para testes clínicos; planeja e realiza experimentos com grupos decontrole, para avaliação de tratamentos; desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.
Área de Marketing e Análise de Mercado...
O estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística
  • Estatistica
  • Estatistica
  • Estatística
  • Estatistica
  • estatistica
  • Estatistica
  • Estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!