Estatística

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
POLO DE PORTO ALEGRE ZONA SUL







CLÁUDIA LENISE MOURA ORTIZ (RA 5526106238), LEOMAR MARCOS LOPES (RA 5319969370), MICHEL LOPES (5534121377), PAULA SILVA SANTOS (RA 554310293





ESTATÍSTICA











Prof. Ivonete Mello
TUTOR
PORTO ALEGRE
2013
Introdução


O objetivo deste trabalho é mostrar de formaclara e fácil a importância do uso da Estatística em pesquisas de diversos campos e conforme mostraremos a seguir pesquisas de qualidade de produtos que serão utilizadas para verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de arroz de embalagens de 1Kg, que através de procedimentos estatísticos será demonstrado sua aprovação ou reprovação conforme estipulado por controles dequalidade e seguindo as regras do desvio padrão.
Serão também conceituadas as possibilidades de aplicação da Estatística na área da Administração.























1. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTÁTISTIO DE PROCESSO:

Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.
Há dois tipos de conjuntos de dadosusados em estatística. Esses conjuntos são chamados de população e amostra.
Controle Estatístico de Processo (CEP) é entendido como uma filosofia de gerenciamento, isto é, um conjunto de técnicas e habilidades originárias da estatística e da engenharia de produção que visam a garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo de produção e consiste em analisar a qualidade e a capacidadede produção, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis.
Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.
AEstatística permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas maiselaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.
As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão.
Para esse tipo de estudo utiliza-se de gráficos de controle, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico daamplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.


1.1. APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO:

O Administrador precisa tomar decisões. Para tanto necessita de informações confiáveis, e para obtê-las é preciso coletar dados e resumi-los. Após, necessita-se interpretá-los levando em conta a variabilidade inerente e inevitável em todos osfenômenos. Como a Estatística fornece os meios para todas as etapas, trata-se de um conhecimento indispensável para o administrador. Com os exemplos abaixo é possível ilustrar como os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, levando-se em conta sempre o envolvimento da coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Devido a isto, abaixoseguem dois exemplos de utilização:
Indústria: A eficácia de sua aplicação pode ser analisada no gerenciamento e controle de qualidade de empresas que trabalham com plano amostral para questão de “aceite” ou “rejeição” do lote, antes do abastecimento de uma linha de Produção por exemplo. Depois de recebido, e retirado uma amostra do lote ( de acordo com a Tabela de Amostragem ABNT) para análise,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística
  • Estatistica
  • Estatistica
  • Estatística
  • Estatistica
  • estatistica
  • Estatistica
  • Estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!