Estatística inferencial

Páginas: 15 (3523 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
Introdução

Diariamente somos expostos a uma grande de quantidade de informações numérica. Dependendo das situações, ora somos consumidores de informação numéricas dessa natureza (data users), ora precisamos produzi-las (data producers), Assim, necessitamos de conhecimentos e capacitações para compreender informações numéricas produzidas por outros, bem como nos habilitarmos a construí-las.Os procedimentos, técnicos e métodos estatísticos são fundamentais para auxilio à execução dessas tarefas. Sinteticamente, estatística é a ciência dos dados- uma ciência para o produtor e o consumidor de informações numéricas. Ela envolve coleta, classificação, sumarização, organização, análise e interpretação de dados.

1. Estatística inferencial

O início da formulação matemática da teoriadas probabilidades deu-se a partir de investigações sobre jogos de azar, na metade do século XVI, por meio de correspondências entre filósofo Pascal e o jogador Chevalier de Mere. Outros matemáticos como Bernoulli, DeMoivre e Gauss estabeleceram as bases da estatística inferencial. Contudo, somente no inicio do século XX é que os métodos e as técnicas da estatística inferencial foram desenvolvidospor estatísticos como Person, Fisher, Gosset, entre outros. Pode-se definir estatística inferencial como métodos que tornam possível a estimação de características de uma população baseado nos resultados amostrais.
A estatística inferencial leva em consideração as técnicas pelas quais as decisões sobre uma população ou processo estatístico são tomadas, baseadas somente na observação de umaamostra. Como estas decisões são tomadas sob condições de incerteza, é necessário o emprego de conceito de probabilidade. Enquanto as características observadas de uma população estatística, ou universo, são denominadas parâmetros da população. O procedimento pelo qual as características de todos os membros de uma determinada população são obtidas é denominado censo. Quando a inferência estatística éempregada no controle de processos, a amostragem está particularmente interessada na identificação e no controle das fontes de variação na qualidade da saída.
Para melhor entendimento dos propósitos da inferência estatística, são necessárias as seguintes definições:
População (ou universo) é a totalidade de itens, objetos ou pessoas sob consideração, que deve apresentar pelo menos umacaracterística comum a todos os seus elementos.
Amostra é uma parte representativa da população que é selecionada para análise. A representatividade da população é obtida quando apresenta tamanho suficiente e é composta de forma aleatória.
A exemplo facilitará o entendimento do processo de inferência estatística. Suponha que o de sua faculdade deseja conduzir uma pesquisa, com alunos, para conhecer suaspercepções sobre a qualidade de vida do campus. A população, ou universo, nesse exemplo será o conjunto de todos os alunos matriculados, enquanto a amostra será formada pelos estudantes selecionados para participar da pesquisa. O objetivo da investigação será o de descrever várias atividades, ou características, da população, ou seja, conhecer os parâmetros populacionais. Pode-se atingir tal objetivoutilizando-se estatísticas obtidas, com base na amostra de estudantes, para estimar as atitudes e características do total de alunos da escola. O aspecto mais importante da estatística inferencial é o processo de obter conclusões sobre parâmetros da população, baseado em estatísticas amostrais. A necessidade de métodos de inferência estatística deriva da amostragem. Como a população, geralmente,é constituída de elevado número de itens, objetos ou pessoas, torna-se muito custoso, e demanda muito tempo, obter informações e dados de toda a população. Decisões sobre características da população são baseadas em informações contidas em uma amostra dessa população. A teoria da probabilidade provê, regula a possibilidade de acerto de que os resultados obtidos com a amostra refletem os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatistica inferencial
  • Estatistica inferencial
  • Estatistica inferencial
  • Estatística inferencial
  • Estatística inferêncial
  • Estatística Inferencial
  • ESTATISTICA INFERENCIAL
  • Estatistica Inferencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!