Estatística - Geografica

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução:
Hoje a estatística é ferramente de extrema importância nos estudos geográficos, no ínicio não era tão bem vista pelos profissionais da área, hoje rapidamente temos acesso a tabelas e informações estatísticas das mais váriadas, como por exemplo, número da população rural e urbana de municipios de São Paulo, números de casamentos por região e concentração média de poluentes nos estadodo Brasil.
A Natureza da estatística em Geografia
A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, na geografia esses dados ajudam a escolher o melhor caminho nos projetos politicos e sociais, demonstrando através de números onde, como e porquedeterminados projetos devem ser direcionadas aquela população ou área, entre outras aplicações.
Na Geografia a estatística surge a partir dos anos 1950, associado à teoria geral dos sistemas, mas se apresentou mais forte a partir da década de 1970 com a chamada revolução da geografia quantitativa.
Nessa época a Estatística não era bem vista por todos os profissionais da área, não havendo um consenso entreeles sobre a utilização dessa ciência nos estudos geográficos, destacam-se então a Universidade Estadual Paulista/UNESP e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde essa ferramenta era constantemente utilizada nesse período, hoje, felizmente, a estatística é ferramenta obrigatória para a quantificação de diversos fenômenos geográficos.
O Uso da estatística nos estudosgeográficos:
Nos estudos geográficos a estatística é utilizada de diversas formas, com ela pode-se saber a natalidade, a mortalidade, a densidade demográfica, os níveis de chuva e a classe social da população de uma determinada cidade ou região, além desses citados, existe um sem número de possibilidades do uso estatísco na geografia.
Exemplos de tabelas estatísticas utilizadas nos estudos geográficos:Densidade Demográfica urbana e Rural (São Paulo)


Variável A: População residente total



Variável B: População residente urbana



Variável C: População residente rural



UF
CÓDIGO
NOME
Variável A
Variável B
Variável C
SP
351500
Embu das Artes
240230
240230

SP
353282
Nova Campina
8515
5762
2753
SP
354050
Porangaba
8326
4020
4306
SP
355030
São Paulo11253503
11152344
101159
SP
355450
Tietê
36835
33489
3346
SP
355635
Vargem
8801
4421
4380
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.





Tabela 893 - Concentração média anual, segundo o tipo de poluente.
Variável = Concentração média anual de poluentes (Microgramas por metro cúbico)
Ano = 2011
Unidade da Federação e Região Metropolitana
Tipo de poluente
 
Distrito Federal
PTS -partículas totais em suspensão
-

PM10 - partículas inaláveis
-

SO2 - dióxido de enxofre
-

NO2 - dióxido de nitrogênio
-
São Paulo - SP
PTS - partículas totais em suspensão
79

PM10 - partículas inaláveis
38

SO2 - dióxido de enxofre
7

NO2 - dióxido de nitrogênio
41
Fonte: IBGE, Distrito Federal (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal -Brasília Ambiental - IBRAM); São Paulo (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental-CETESB).

Conclusão:
Partindo dessas informações podemos notar quanto o uso da Ciência Estatística como ferramenta para os estudos geográficos é importante, todo direcionamento estratégico de políticas urbanas e sociais podem aperfeiçoar seus esforços através desse uso, lembrando que as estatísticas emgeografia podem nos levar a um maior e melhor conhecimento das regiões onde vivemos, e noção das modificações ocorridas no decorrer dos anos nessas regiões. Se nota que todas as informações colocadas em texto mostra como a Geografia evoluiu e alcançou rumos cada vez mais otimista comparados com décadas passadas muitos estudiosos colaborarão para a melhoria e transformação da Geografia,  encima de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEDIDAS ESTATÍSTICAS NA ANÁLISE GEOGRÁFICA
  • Geografica
  • geografica
  • geografica
  • Localização geografica
  • As representações geográficas
  • Categorias Geográficas
  • Escala geografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!