Estatística Aplicada

Páginas: 10 (2407 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Agrupamento De Escolas Nº1 De Marco De Canaveses
Estatística Aplicada
Módulo 3






Índice
Introdução
Desenvolvimento
1. Noções gerais de Estatística
1.1 Origem da estatistica
1.2 Definição de estatística
1.3 Tipos de estatística
1.4 Diferentes tipos de gráficos
2. Recolha e organização de dados
2.1 Classificar variáveis estatisticas
2.2 Distinguir as fases do trbalhoestatistico
3. Tratamento de dados
3.1 Tabelas de freqência absoluta e relativa
4. Medidas de tendência central
4.1 Média
4.2 Moda
4.3 Mediana
5. Classificação das distribuições
5.1 Classificações estatísticas
6. Quartis e Percentis
6.1 Quartis
6.2 Diagrama de extremos e quartis
6.3 Percentis
7. Medidas de dispersão
7.1 Variância
7.2 Desvio padrão
7.3 Desvio médio
ConclusãoBibliografia
Introdução
Este trabalho pretende abranger toda a matéria da estatística em geral.
Vamos fazer uma primeira parte que é direccionada à matéria teórica, e uma segunda parte apresentada em power point referente a um exercício prático que engloba toda a matéria.
Na parte teórica apresentada abaixo, falamos sobre a origem da estatística, a classificação desta, vamos rever os gráficos e ostipos existentes, abrangemos as variáveis estatísticas, as tabelas de frequências. Verificar como se calcula a moda, a média e a mediana, e identificar estas graficamente. Vamos ver como se calculam os quartis, e identificar estes graficamente. Vamos construir o diagrama de extremos e quartis.
Por fim vamos calcular o desvio médio, a variância e o desvio padrão.1. Noções gerais da estatística














1.1 Origem da estatística
As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades do Estado, fornecendo dados demográficos e económicos, no sentido de determinar as leis sobre os impostos e o número de homens disponíveis para combater. A abrangência da Estatística aumentou no começodo século XIX, evoluindo para uma situação atual em que é amplamente aplicada em diversas áreas, nomeadamente nas ciências naturais, sociais, económicas e politicas. Nos parágrafos seguintes são apresentados alguns marcos históricos, a nível nacional e internacional, que retratam essa evolução desde as suas origens até aos dias de hoje, destacando-se, igualmente, algumas personalidades quecontribuíram para essa evolução.


















1.2 Definição de estatística
Estatística é a ciência que utiliza as teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais, quanto em experimento modelar aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenómenos futuros, conforme o caso.
Devido àssuas raízes experimentais e ao seu foco em aplicações, a estatística é geralmente considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo desta.
A estatística preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para melhor e compreender assituações.
















1.3 Tipos de estatística
Na estatística consideram-se dois ramos:
-A estatística descritiva, que visa descrever o real de forma a permitir entendê-lo melhor. Esta corresponde à recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade atual ou factos passados relativos ao conjunto observado. O seu objetivo é informar, prevenir eesclarecer.
-A estatística indutiva que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira. Esta procura estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos a partir da observação de parte dela, com base na estrutura matemática que lhe confere o cálculo das probabilidades.


















1.4 Diferentes tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística Aplicada
  • estatistica aplicada
  • Estatística Aplicada
  • Estatística Aplicada
  • ESTATÍSTICA APLICADA
  • Estatística Aplicada
  • estatistica aplicada
  • Estatistica Aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!