Estapção total

612 palavras 3 páginas
1 O QUE É ESTAÇÃO TOTAL

Estação total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.

1.1 Teodolito eletrônico

O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia

1.2 Distanciômetro

Um distanciômetro é um instrumento destinado a medir distâncias inclinadas. Deve ser acoplado a um teodolito para possibilitar a medição do ângulo vertical para calcular a distância horizontal e a distância vertical. Muito utilizado por profissionais da área da Geomensura e da Topografia.

2 PARA QUE SERVE UMA ESTAÇÃO TOTAL

As informações são enviadas da estação total ou teodolito para um computador e um software aplicativo irá gerar um mapa da área estudada. Algumas estações totais também tem uma interface de GPS que combina essas duas tecnologias para fazer uso das vantagens de ambas.
Com o uso do GPS não necessita que os pontos a serem estudados estejam na linha de visão. (GPS - baixa precisão no eixo vertical e menor precisão sem longos períodos de ocupação) A estação Total tradicional faz a medição de alta precisão especialmente no eixo vertical comparado ao GPS e reduz as consequências das desvantagens de cada tecnologia. (Estação Total - requer observações no campo de visão e deve ser feita sobre um ponto conhecido ou dentro do campo de visão de 2 ou mais pontos conhecidos).

2.1 Como funciona uma estação total

Armazenando os dados recolhidos e executando alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio de

Relacionados