Estampa de camiseta baseada no disco afro-samba e no artista carybé

1036 palavras 5 páginas
ESTAMPA DE CAMISETA: EMBASADA NO DISCO AFRO-SAMBAS DE VINÍCIUS DE MORAES E BADEN POWELL E ARTE AFRO-BRASILEIRA

Trabalho Acadêmico apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de História da Arte 2 no curso Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR).

1 AFRO-SAMBAS

Vinícius de Moraes músico poeta e Baden Powell violonista e compositor fizeram uma parceria que resultara em grandes músicas e um album chamado Afro-Sambas que possui elementos afro-brasileiros do samba e do candomblé com diversas formas de representações. A faixa de número quatro desse disco recebe o nome de Canto de Iemanjá que procura representar a imagem de Iemanjá no Brasil, a orixá das águás salgadas e mãe de todos os demais orixás. A música possui batidas lentas e repetidas, com associação ao canto de Iemanjá, algo hipinotizador e sedutor.
"Uma sereia de cabelos longos, regendo a maternidade. Nas lendas, Iemanjá arrasta a vítima através dos sentidos para as profundezas do mar. Na representação sincrética afro-católica corresponde, por analogia, à Virgem Maria." ( KUEHN, Frank. Estudo acerca dos elementos afro-brasileiros do candomblé nas letras e músicas de Vinícius de Moraes e de seu parceiro Baden Powell: os Afro-Sambas. Rio de Janeior: UFRJ, 2011.)

2 ARTISTA E OBRA

2.1 ARTISTA Hector Julio Paride Bernabó conhecido internacionalmente como Carybé Nasceu em fevereiro de 1911, em Buenos Aires e com menos de 10 anos já tinha morado em Buenos Aires, Itália e Rio de Janeiro. Começou a desenhar quando tinha 21 anos por influência de seus irmãos desenhistas, escultores e publicitários. Com uma personalidade curiosa de explorar e conhecer as pessoas e os lugares fez quase de tudo, tendo até ligações com a música, existem histórias de sua participação como estivador e panderista no grupo que acompanhava Carmem Miranda, e fez trabalhos em conjunto com o fotógrafo Pierre Vérger fotógrafo e pesquisador, e Dorival Caymmi músico e pintor, com a

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas