Estagiosupervisionado2

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Introdução
Este relatório refere-se às atividades realizadas no estágio supervisionado. Teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nas área de gestão de pessoas RH, desenvolvida na empresa Posto Buritis.ltda, empresa integrante da Rede Flex combustíveis. Estabelecendo os objetivos propostos pela disciplina,foram desenvolvidas pelo acadêmico, atividades assistenciais, administrativas, educacionais e científicas, que serão contempladas neste relatório, assim como a caracterização do campo de estágio.
Caracterização da Organização
Posto Buritis - Rede flex - MG, rede de posto de combustíveis o grupo é formado por 20 posto de combustíveis. Hoje tem um quadro de aproximadamente 300 colaboradores sendo 75%Frentista, atua no setor de posto de combustível a mais de 30 anos, seus principais produtos são etanol, gasolina comum, lubrificantes, óleo disel e gás natural.
Missão: Ser referencia em vendas de combustíveis e troca de óleo em minas.
Visão: Ser reconhecida como empresa fornecedora de combustíveis de qualidade, atender necessidades específicas, obtidas através de um relacionamento profissional,personalizado e ético.
Valores: ética com clientes, funcionários e fornecedores, assegurando a qualidade dos produtos e serviços aliada à preocupação socioambiental e atendimento à todas ás legislações vigentes.

Definição do Tema do Estágio: Rotatividade de funcionários.

Um dos principais fatores que contribui para o sucesso de uma empresa é a presença de profissionais comprometidos com seutrabalho. Mas as organizações têm enfrentado grandes problemas para reter seus talentos, no caso da Rede Flex no cenário atual o problema com rotatividade de colaboradores principalmente na função de frentista que representa 75 % do quadro total,mais dentro deste assunto devemos analisar que método a empresa esta usando para reter seus talentos. O impacto sobre os consumidores e os custostrabalhistas são duas conseqüências salientadas na literatura. Entre os caminhos para a redução dos altos índices de rotatividade são apontadas providências nos seguintes campos: melhoria do ambiente de trabalho análise do desempenho dos supervisores e das práticas de compensação; boa integração com os funcionários, oferecendo-lhes condições de progresso dentro da empresa.
Após muitas observações prévias,foi constatado que na empresa concedente de estágio existe uma alta rotatividade de funcionários, ou seja, novos colaboradores são demitidos e contratados em menos de um será dado uma atenção maior na função de frentista onde representa 80% do índice de rotativide. Para Chiavenato (2010), a alta rotatividade não é uma causa, mas sim o efeito de diversas variáveis externas e internas, comodificuldades financeiras da empresa, novas oportunidades para o funcionário, cultura interna que não valoriza o bem-estar individual dos que ali trabalham, entre outros. Araújo e Garcia (2009) afirmam que a alta rotatividade ou turnover deve ser encarada como um sinônimo de perda de produtividade e lucratividade, como também prejudica a cultura da organização e o clima interno. Dessa maneira, enquanto aempresa não encontra uma solução para turnover, é preciso que exista uma maneira de otimizar o treinamento dos novos funcionários, buscando a eficiência, mas sem perder a eficácia.
Missaglia (2013) discorre sobre a forma como cada funcionário desenvolve uma maneira própria de realizar suas tarefas e, quando se desligam da empresa, levam consigo as particularidades das mesmas. A partir dedados levantados, para identificar as reais causas da rotatividade de colaboradores. Os custos da rotatividade de pessoal podem ser significativos, abrangendo desde a queda da produtividade até a perda de historicidade da instituição, que parece também demitida com os veteranos que partem. A rotatividade nas organizações parece uma situação natural e inevitável, sendo que a geração dela vem por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!