Estagio supervisionado

Páginas: 12 (2883 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
INSTITUTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA EM LETRAS
NOME DO AUTOR: AURICLÉA DE MELO SOUSA
SUPERVISOR DE ESTÁGIO: IOLANDA PAVANI DA ROSA

RELATÓRIO FINAL/ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SÃO BENEDITO CE
OUTUBRO/2012
1 APRESENTAÇÃO
A escola de Ensino Fundamental e Médio Farias Brito está situado na praçaDom Coutinho sob o nº 864 , foi construída pela Secretaria de Educação do Ceará, no ano de 1937, por iniciativa do Sr. Prefeito Francisco Júlio Filizola. Ela foi criada para atender a uma demanda de alunos circunvizinhas e da cidade sendo filho de ilustres do centro da cidade, esta escola foi palco de grandes figuras ilustres do município que estudaram nesta escola
O prefeito queria que a escolarecebesse o nome de Grupo Escolar Tibúrcio Gonçalves de Paula, no entanto, o Governo de então Francisco Menezes Pimentel, sugeriu que fosse Grupo Escolar Farias Brito em homenagem ao ilustre filho da terra, Raimundo de Farias Brito, que foi um escritor e filósofo Sambeneditense, considerado um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficasproduzidas originalmente no Brasil. Além de filósofo, Farias Brito atuou como advogado, promotor, professor na Faculdade de Direito de Belém do Pará e Secretário de Governo do Estado do Ceará. Ele é também patrono da cadeira nº 31 da Academia Cearense de Letras.
Farias Brito nasceu em São Benedito, Ceará em 24 de julho de 1862, e teve como genitores Marcolino José de Brito e Eugênia Alves de Farias,e fez os primeiros estudos em Sobral, e as humanidades no Liceu do ceará, em 1899 resolveu ir morar em Belém do Pará. Faleceu em 16 de janeiro de 1917. Em Fortaleza nomeou-se o Colégio Farias Brito, fundado por Ari de Sá Cavalcante, no antigo Colégio São João, em Fortaleza. O colégio veio a tornar-se a rede de ensino particular Farias Brito que atua nos ensinos fundamental, médio e superior e,seguindo os ideais de seu patrono, ensina filosofia a partir da 1ª série do Ensino Fundamental, quando seus alunos aprendem filosofia antes de saberem ler. Para homenageá-lo, o município cearense de Quixadá passou a ser denominado Farias Brito
Livros de Farias Brito- Contos Modernos(1889) A filosofia como atividade permanente do espírito humano(1895) A filosofia moderna (1899) Evolução erelatividade(1905) Obras que foram a serie- Finalidade do mundo a verdade como regra das ações(1905) A base física do espírito (1912) Mundo interior (1914).
O terreno da escola foi adquirido pela Prefeitura Municipal, comprado ao Sr. Ataliba Barreto. A construção foi concluída pela importância de 115 contos de réis.
As atividades escolares tiveram início no mesmo ano de sua construção e inauguradasolenemente em 1940. Tendo como primeira diretora a Diretora Belísia Alencar. Atualmente está sob a administração de Rita de Cássia de Carvalho Lopes Ribeiro (diretora geral), Marta Maria Moura Gonçalves e Ana Célia de Brito Campos(coordenadoras escolares) e Verônica Maria Vieira Brita (secretária escolar).
Conforme decreto nº 27.327 de 31 de dezembro de 2003 publicado no D.O. de 12 de janeiro de 2004foi implantado o Ensino Médio neste estabelecimento, tendo a seguinte denominação: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FARIAS BRITO, E-mail: c05_fbrito@escola.ce.gov.br - Fone/Fax: (88) 3626-6210.

Há, pois a luz há a natureza e há a consciência.
A natureza é Deus representado, a luz é Deus em sua essência e
a consciência é Deus percebido.Farias Brito

2 ASPECTOS FÍSICOS AMBIENTAIS DA ESCOLA
O colégio Farias Brito tem uma boa estrutura física, Banheiros adaptados, laboratório de ciências, laboratório de informática, Pátio coberto, quadra poliesportiva, sala de aulas amplas, sala de multimídias, sala de multimeios e sistema de som em todos os ambientes da escola.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio supervisionado
  • Estágio Supervisionado
  • Estagio supervisionado
  • Estagio supervisionado
  • Estagio Supervisionado
  • estagio supervisionado
  • Estagio Supervisionado
  • Estagio Supervisionado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!