Estagio obrgatório em alimentos

455 palavras 2 páginas
Introdução

O estágio obrigatório é uma parte fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional, pois além de ser uma ótima oportunidade do aluno colocar em prática a teoria aprendida na sala de aula, é um período fundamental para delinear o tipo de profissional que ele será no futuro.

O estágio foi realizado na empresa Marilda Duarte da Silva Stabelini (nome fantasia é Stabelini Alimentos), sediada à Rua Luiz Alberto Ferreira, nº 135, bairro Atuba, município de Colombo, durante o primeiro semestre de 2012. A supervisora do estágio foi Fabíola Stabelini. Com o objetivo de adquirir experiência na área de produção e administração setorial, foi então feita a escolha da empresa que corresponde à necessidade buscada.

As atividades realizadas estavam de acordo com o Plano de estágio e são:

• Controle de qualidade de matérias-primas e produto acabado;

• Manipulação de autoclave e mixers;

• Produção de temperos (processamento, envase e controle de estoque);

• Limpeza e descontaminação de equipamentos;

• Garantia da qualidade;

• Embalagem e expedição do produto.

Indústria de Alimentos

A indústria de alimentos é um setor estratégico que viabiliza o desenvolvimento econômico e social do País. No Brasil ela conta com um grande volume de pequenas, médias e grandes empresas, distribuidas por todo o território nacional. A maioria dessas plantas industriais (as pequenas e médias empresas) atuam em mercados regionais, como é o caso da empresa em questão, e poucas delas operam em nível nacional.

O valor da indústria de alimentos consiste em, por meio de processos físicos, químicos e biológicos, transformar matérias-primas alimentares, em produtos adequados ao consumo e de grande durabilidade nas prateleiras.

Nos setores da produção de alimentos industrializados estabelecidos pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o

Relacionados