estagio josi

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
ANEXO VI – MODELO DE MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO


TÍTULO

Josiane Aparecida Rocha Leite
Elisangela Linhares
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PED 9871 – Estágio educação infantil
10/05/2012

1 INTRODUÇÃO

O relatório a seguir corresponde ao estágio da educação infantil, que foi realizado na creche Xodózinho da dia Gaby, sendo uma instituição particular localizada no bairromeia praia na cidade de Itapema. O estagio foi realizado pela acadêmica Josiane Aparecida, no berçário II, sendo supervisionado pelas professoras Joana Silva e Cintia Muller, seguindo o cronograma do curso sendo uma semana de observação e uma semana de regência, e por fim foi realizado este relatório de estagio.

2 Fundamentação Teórica

No primeiro dia de estagio conheci a escola e a sala deaula que eu ia realizar meu estágio, fiquei com o berçário II com 10 crianças entre 2 meses e 3 anos, com as professoras Joana e Cintia. A escola escolhida foi a creche Xodozinho da tia Gaby sendo a mesma particular, localizada em um bairro de classe média, na cidade de Itapema em Santa Catarina com 5 anos de funcionamento, coordenada por Gabriela Flores.
A creche têm capacidade para 100 crianças.Mas, atualmente atende 84 crianças, com idade entre 3 meses e cinco anos. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário I – 12 crianças de 3 meses a um ano e onze meses; berçário II – 10 crianças de 2 anos a 2 anos e onze meses. Maternal I – 13 crianças de três anos a três anos e onze meses; maternal II – 12 crianças de quatro anos a quatro anos e onze meses, com atendimento integral. A escolaainda conta com uma sala pré-escolare, destinada às crianças com idade de cinco anos a cinco anos e onze meses, nesse caso, o quantitativo é de 17 crianças, nos períodos matutino e vespertino. O Xodozinho da tia Gaby contava com 8 funcionários, mas nem um tinha curso de pedagogia ou mesmo magistério e 1 cozinheira. Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, umasecretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) micro-computador. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Berçário I – equipado com solário, lactário, moveis e equipamentos adequados para atender as crianças conforme as suas necessidades.Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, balanço), caixa de areia, espaço gramado e arborizado para recreação, onde são realizadas as brincadeiras livres.
Na sala em que realizei o estagio a decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração éfeita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembrar que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.
No segundo dia de estágio até o quinto dia, foi feito o período de observação, as professoras recebiam as crianças das 7 e meia até as 8 e meia, na sala realizada o estágio o período era matutino, as crianças ficavam ate as 11e meia da manhã, mas na escola haviam duas salas que era o período integral .A rotina é bastante flexível está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc, não tinham um cronograma, exceto pelo horário das refeições, e o horário de usar o pátio onde ficava o parquinho. Logo que as crianças chegavam já era ligada a televisão com filme ou musica, logo apósera realizado o lanche das 9 horas, depois tinham um tempo para brincar com os brinquedos da sala, no dia que era do parque, não brincavam com os brinquedos, depois realizavam uma atividade e almoçavam, as professoras faziam a higiene bucal dos alunos, davam banho e depois juntos esperam pelos pais que chegavam por volta das 11 e meia.
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases Da Educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Josi
  • josi
  • Josi
  • josi
  • DISSERTA O JOSI
  • TRABALHO DA JOSI
  • Trabalho Josi
  • HIGIENE DO TRABALHO JOSI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!