estagio das operações concretas

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo ele, a inteligência estabelece progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou fases. A idade média de sete anos, que coincide com o início da escolaridade da criança marca uma transformação no desenvolvimento motor, afetivo, social, e mental.
Mudanças em seu comportamento são notadas, a criança apresentacapacidade de concentração e de trabalho em conjunto. Um tipo de sociabilidade mais proveitosa gera melhoramentos para seu desenvolvimento cognitivo, pois a criança aprende com as trocas.
Neste trabalho, serão apresentados exemplos de importâncias que compreendem os processos de adaptação e as fases de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto.ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS

Piaget passou boa parte da sua carreira e estudos profissional interagindo com crianças e analisando o seu procedimento de raciocínio e inteligência. Cada aprendizado do desenvolvido é definido por diversas formas do pensamento e é neste estágio que a criança se reorganiza seu pensamento onde adquire a competência de impetrare fazer suas tarefas. Pois é nessafasede 7 a 12 anos (aproximadamente), a criança já compreende, tem conhecimento de espaço, tempo, peso, classificação e operações numéricas.
A criança após ter passado por algumas fases de mudança, chega à construção de uma lógica e de estruturas operatórias concretas. As operações ainda não repousam sobre hipóteses de enunciados verbais e sim sobre os próprios objetos que se restringem aclassificar, seriar, colocar em correspondência.
Piaget acreditava que a criança nessa fase, distingue um momento decisivo na construção dos instrumentos do conhecimento, que as ações interiorizadas ou conceitualizada que o sujeito trabalhava até agora, adquirem a categoria das operações. O que o autor queria dizer quando se referia ao termo operação é que teve em mente a ação do sujeito, se nos níveissensoriomotores, ação significativa manipular o mundo, trabalhar o mundo e agir sobre o mundo, se no pré-operatório esta ação passou a ser interiorizada, a criança adquire a habilidade de pensar uma ação e reverter esse pensamento, este é o estágio da inteligência operacional concreta. A criança faz o uso da capacidade das operações reversíveis, em cima de objetos que ela possa manipular ter seupróprio domínio, situações onde possa vivenciar ou lembrar vivencia.
Estas operações transformadas modificam certas variáveis e conservam outras a título de invariáveis, percebe-se um salto de qualidade essencial, uma diferença de natureza do anterior no desenvolvimento cognitivo. No estágio pré-operatório a criança passou por mudanças de ações sucessivas para um processo de ações simultâneas, issotrouxe a possibilidade da reapresentação e o que se tem é um processo temporal análogo, envolvendo a fusão num só ato das antecipações e retroações, esse processo caracteriza a reversibilidade da ação interiorizada, a criança age com inteligência operacional, graças à reversibilidade que a mente humana emancipa-se do espaço e tempo, podendo percorrê-las em todas as direções, a reversibilidadedeve também a capacidade de distinguir entre processos reversíveis e irreversíveis.
A caracterização do surgimento das operações é que em vez de proceder por correções posteriores, as operações constam de uma pré-correção dos erros e ao duplo jogo das operações diretas e inversas.
Sendo assim esse estágio das operações concretas a criança já consegue realizar operações perfeitamente, necessitandoestar em relação com a realidade. Ela já interiorizou algumas normas (regras) sociais e morais, sendo que é nesta idade que começa a dar grande importância ao grupo. A criança já tem a capacidade de estar concentrada e algum tempo interessada em realizar determinada tarefa e obedecendo regras.

Exemplos do estágio das operações concretas:

A criança começa se relacionar escolhendo seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • operaçoes concretas
  • operações concretas
  • operações concretas
  • Operações Concretas
  • PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
  • Estádio das Operações Concretas
  • Operações concretas, jean piaget
  • Operações concretas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!