Estagio 4 em serviço social

Páginas: 20 (4894 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD



Relatório Final de Estágio

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular IV

Professor Regente da Disciplina: Caroline Fernanda Santos da Silva
Professor Tutor Virtual:Eliana Souza da Silva
Professor Tutor Presencial: Jane Mércia Lima Barbosa

GARANHUNS – PE
2012
INTRODUÇÃO

Opresente relatório tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estágio, ou seja, o CRAS de Itaíba – PE, origem, os grupos que fazem parte, organização funcional, demandas, objetivos, projetos envolvidos, recursos humanos e financeiros, parcerias e relações interinstitucionais e interdisciplinares, operacionalização, articulação em redes. Posteriormente foi feita uma descrição minuciosasobre como o Serviço Social se coloca dentro do CRAS, a vulnerabilidade dos usuários, a implantação do CRAS, o assistente social em sua relação com a sociedade e a importância dos instrumentais utilizados por eles e os objetivos a alcançar. Em um terceiro momento este relata as atribuições do estagiário tanto no espaço acadêmico como no espaço sócio ocupacional em seguida destaca adissociabilidade entre estágio, supervisão acadêmica e de campo, teoria e prática, a interdisciplinaridade. Finalmente o relato de todo o meu aprendizado, as experiências em saber conhecer a realidade do município, o público alvo, apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular e justificar a necessidade de aprender a utilizar os instrumentos com cuidado e estar sempre aberta ao conhecimento.Este se destina a abordar as observações técnicas utilizadas pelo assistente social, correlacionando a teoria com a prática por meio de uma leitura da realidade de cada usuário, bem como das demandas institucionais. Trata-se de um trabalho que trazem seu bojo as dimensões técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do assistente social junto à realidade posta em seu cotidiano. Aexperiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento em que osdiscentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social. O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social, visto que constitui o momento de ampliação de conhecimento e apreensãodas técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso arcabouço teórico para ler as entrelinhas das demandas diariamente, remetendo sempre ao efetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito à ética profissional e aos direitos dos seus usuários.

CAPÍTULO I - “PLANEJAMENTO SISTEMATIZADO DA INTERVENÇÃO”

A discussão teórica da Integralidade terá sempre o cotejamento com oprocesso social de constituição e consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde. Assim foram selecionados os trabalhos cujo intento é clarear a prática das ações que vem sendo desenvolvidas no nosso meio.
A Integralidade pode ser entendida a partir de diversos ângulos não excludentes entre si, mas que destacam aspectos diversos da mesma questão. Em uma primeira aproximação, a Integralidade podeser entendida como “atendimento integral” focando prioritariamente as atividades preventivas e de promoção à saúde, sem prejuízo dos serviços assistenciais. A Integralidade pode ser considerada como um dos atributos próprios da Atenção Primária, tal como propõe Starfield (2002).
No contexto das contribuições e dos desafios que vêm sendo reiteradamente colocados ao Serviço Social é que o presenteartigo espera direcionar e ampliar o debate sobre a atuação profissional no campo da saúde. Dessa forma, objetiva-se contribuir para a materialização do projeto ético-político da categoria profissional, subsidiar a ação do assistente social junto às equipes interdisciplinares atuantes no Sistema Único de Saúde – SUS e favorecer um atendimento de qualidade à população usuária do sistema nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIÇO SOCIAL 4° PERÍODO
  • Plano de estagio serviço social
  • supervisao em estagio serviço social
  • PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
  • relatorio de estagio em serviço social
  • Plano de estágio em serviço social
  • estagio servico social
  • Plano de estágio em Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!