Estados Nacionais

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2015
Estados Nacionais: Origem e evolução.
Página: 86 e 87.
Diálogo e Reflexões:
Israel é um Estado constituído e reconhecido pela comunidade internacional, enquanto a Palestina ainda luta por esse reconhecimento. Assim como os palestinos, curdos, chechenos, bascos e outros povos reivindicam a criação e reconhecimento de Estados independentes.

Quais as possíveis razões para essas reivindicações?
R:Os conflitos entre Israel e Palestina nasceram em tempos remotos, pois se enraízam nos ancestrais confrontos entre árabes e israelenses. Mas os embates entre estes povos, que detêm a mesma origem étnica, recrudesceram no final do século XIX, quando o povo judeu, cansado do exílio, passou a expressar o desejo de retornar para sua antiga pátria, então habitada em grande parte pelos palestinos,embora sob o domínio dos otomanos.

Como podem ser definidos os limites entre dois ou mais Estados Nacionais?
R: As fronteiras dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenárias de batalhas sangrentas, em que pessoas se digladiavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países.

O que é considerado relevante para se constituir umEstado?
R: O Estado é uma organização destinada a manter, pela aplicação do Direito, as condições universais de ordem social. E o Direito é o conjunto das condições existenciais da sociedade, que ao Estado cumpre assegurar.

Página: 91 á 98.
1. Com relação á tipologia dos Estados contemporâneos identifique pelo menos três países da América, Europa, África ou Ásia que adotaram ou adotam essesdiferentes modelos.
R: Na América Latina, vários países adotaram o neoliberalismo pelo menos em um momento de sua história. Nesse grupo estão incluídos o Chile e o Brasil. No caso do Brasil, A adesão às ideias neoliberais se inicia em 1990, com eleição de Fernando Collor à Presidência do país.  Em Pernambuco, o maior representante das ideias neoliberais foi o ex-governador Jarbas Vasconcelos (1998).
2.Indique as possíveis características de um modelo de “Estado Ideal”. Em sua opinião, como diferentes setores da sociedade se beneficiaram com esse modelo?
R: O Estado Ideal garante liberdade de trabalhar para si e para outros, e o resultado é o aumento da riqueza do país, sendo que ele institucionaliza, oficializa as relações de poder e, em níveis maiores ou menores, atinge todos os indivíduospresentes em um determinado território.
3. Hoje com a rapidez de informações, facilidades de locomoção e a evolução dos meios de comunicação, há possibilidade das fronteiras e limites como conhecemos deixarem de existir? Por quê?
R: Não. Na verdade a rapidez de informações e a facilidade de locomoção vão cada vez se aprimorando por causa da tecnologia que vivenciamos nos dias atuais. Mas em qualquermomento nós podemos perder todas essas informações com um simples pico de energia, podendo perder dados e muitas outras coisas. Só que no mundo onde vivemos estamos tão atualizados que apenas um pico na energia, não significa nada.

Identifique regiões onde haja questionamento da demarcação dos limites entre territórios. Descreva a evolução desses conflitos e como essa questão é tratada hojepelos países envolvidos.
R: Enquanto levávamos tanto tempo para aprender e reconhecer os seus próprios nomes, centenas de povos desapareceram. Ainda hoje é provável que estejamos deixando de conhecer muitíssimo sobre as particularíssimas visões de mundo dos povos indígenas contemporâneos.

4. Qual é a função dos limites e das fronteiras nos dias atuais? Eles (limites e fronteiras) são tratados damesma forma por todos os países? Considere para suas respostas o atual estágio de desenvolvimento tecnológico, politicas de segurança e a possibilidade de deslocamento da população, informações e mercadorias de um território para outro.
R: Com base nesta indicação, trata das formas gerais da divisão dos territórios políticos surgidos com o Estado territorial: a reflexão é orientada a partir de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estados Nacionais
  • Estado nacional
  • Estados nacionais
  • Estado territorial e estado nacional
  • estado territoriais e estado nacionais
  • A igreja e o estado nacional; o caudilhismo e o estado nacional; o imperialismo e o estado nacional
  • estado nacional moderno
  • Os estados nacionais absolutistas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!