estados de ego

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TEMA
Análise Transacional e Sociedade Soteropolitana – os estados de ego do indivíduo.

PROBLEMA DE PESQUISA
Todo indivíduo nasce com potencial de ser feliz, ter “sucesso” e relacionamentos de qualidade com o outro?
O ser humano carrega em si a capacidade criativa - essência boa que se refere à capacidade de viver e ser feliz, independente de suas limitações biológicas, culturais e deeducação?

JUSTIFICATIVA
A Análise Transacional é um excelente sistema para entendimento do ser humano e um poderoso instrumento de ação preventiva e transformadora. Através dos instrumentos da Análise Transacional, a pessoa passa a conhecer como ela funciona internamente, bem como os outros. Entende-se então os relacionamentos em sociedade e percebe-se o que precisa ser mudado.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
“Todos nós nascemos príncipes e princesas, mas às vezes nossa infância nos transforma em sapos” (acomodados)
Eric Berne

De acordo com José Silveira Passos, Analise Transacional (AT) é um método psicológicoque estuda a forma como as pessoas sentem, pensam, agem e se relacionam. Dr. Eric Berne1, foi o criador da abordagem da psicologia chamada Análise Transacional.
De acordo com a definição da International Transactional Analysis Association (ITAA), “A Analise Transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. É também uma filosofia devida, uma teoria da Psicologia individual e social. Tem um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano.
Embora ainda amplamente ignorado pela comunidade psicanalítica, muitos terapeutas têm colocado suas idéias em pratica. Atualmente a Análise Transacional tem evoluído e se desenvolvido através das diversas contribuições teóricas e práticasde muitos autores seguidores de Berne, além de contar também com difusão e aplicação em nível mundial.
O termo transacional deve-se ao interesse que Berne tinha pelo que ocorria entre as pessoas, o que resultou no estudo, análise e trocas de estímulos entre os indivíduos. Daí a ênfase dada por Berne em iniciar suas pesquisas e observações que culminaram na criação da AT.
Além de ter se ocupadoprimordialmente com o que ocorre entre os indivíduos, Berne contribuiu ainda com modelo de estudo do que ocorre no interior do indivíduo. A Analise Transacional é um modelo de aprendizagem que veio em substituição ao velho modelo da “enfermidade mental”. Berne evitava usar termos médicos complicados, por isso passou a usar uma linguagem fácil, do cotidiano, de tal modo que todos entendessem. Anaturalidade da Análise Transacional fundamentou-se nas necessidades básicas biológicas, psicológicas e sociais do ser humano.
Berne formulou sua teoria a partir do que via e ouvia, através do que faziam seus clientes. Ele era muito observador da conduta humana, não era adepto de teorias que não pudessem ser demonstradas e colocadas em prática.
A teoria da Análise Transacional, em quase a suatotalidade, pode ser representada mediante gráficos simples, tais como: círculos, triângulos, vetores, quadrados, permitindo, assim, o seu aprendizado através dos conceitos abstratos e, além disso, fornece excelente possibilidade de aprendizado através do canal visual.
A Análise Transacional está estruturada através de dez instrumentos que, aliados ao conhecimento da história pessoal do indivíduo, aossinais de comportamentos observados e da intuição, permite predizer, o que acontecerá ao indivíduo, caso ele continue com o seu programa interno. Esse grau de acerto elevado, tanto se verifica no nível individual, quanto em grupos e em organizações. Tudo isso facilita a prevenção de comportamentos destrutivos e perigosos para que não haja uma concretização de tais predições. Isto possibilita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estados de ego
  • Estado do Ego e Estilo Negociador
  • o ego
  • O ego
  • id, ego e super ego
  • Id, ego e super ego
  • id ego super ego
  • Id ego super ego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!