Estado e Sociedade

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Com base no texto didático da Unidade II e nos textos complementares de Marcos Silva e Maria das Graças Rua, elabore dissertação de, no máximo, três laudas, respondendo as seguintes questões:
1. Oque é o modelo de agente-principal?
2. Por que a relação entre burocratas e cidadãos é uma relação típica de agente-principal?
3. Que medidas são apontadas por Rua para minimizar os problemas deagente-principal?

Para compreender o argumento de Olson (1965), que afirma que não há um Estado gerencial puro, já que “políticos e burocratas representam seus interesses dentro do governo e osinteresses de agentes privados que se organizam coletivamente para agir sobre a máquina governamental...”, é preciso visualizar porque o burocrata deve ser submetido a relações de contratos e incentivos , epara isso, é necessário realizar o estudo dos problemas de agência e da impossibilidade de autonomia burocrática dentro do Estado.
Sendo assim, Przerworski (1996) sugere a “teoria da agência” ou“problema principal-agente” para estudar o comportamento burocrático. Compreender o “problema principal-agente” auxilia na melhor apreensão da necessidade de ter relações contratuais formais e informaisespecíficas que condicionam a ação de burocratas, maximizando a eficiência e eficácia da administração pública.
Segundo Silva, “O principal é aquele que, numa organização, delega responsabilidade a umoutro indivíduo, denominado agente, o qual age de acordo com seus objetivos privados”. Exemplo, na administração pública, o principal seria a sociedade representada pelo governo e o agente osburocratas, que realizam as atividades a eles delegadas.
Entretanto, muitas vezes, a ação dos agentes não está sob o controle total do principal, uma vez que o primeiro age de acordo com seus interesses e osegundo nem sempre possui informações precisas que permitam uma avaliação aprofundada das ações do agente, ou seja, nem sempre é possível supervisionar e controlar as ações do deste.
“o problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado e sociedade
  • Sociedade e estado
  • Estado e sociedade
  • Estado e sociedade
  • Sociedade e estado
  • Estado e Sociedade
  • Estado e sociedade
  • Sociedade e estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!