ESTADO E SERVI O SOCIAL NO BRASIL perguntas

Páginas: 4 (767 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
ESTADO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL


Acadêmicas: Jane Anjos
Larissa Campos
Rosemeri Alves da Cruz

Estudo dirigido – Texto: Patrimonialismo e a formação do Estado brasileiro: uma releitura dopensamento de Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Oliveira Vianna.
1. O que caracteriza o patrimonialismo no Brasil?
A temática do patrimonialismo, cuja matriz teórica remota a exsurgência do usodos conceitos, do jurista e sociólogo alemão Marx Weber e que via de regra tende a associar, como idéia principal. O “patrimonialismo brasileiro” enquanto uma pratica social que não efetua a fundamentaldiferença entre a esfera pública e a privada na vida política, adquirindo em nosso contexto diversas interpretação.

2. Qual a relação do patrimonialismo com a dominação que Weber trabalha em suateoria?
Na teoria do autor Max Weber o Patrimonialismo é uma forma de exercício da dominação por uma autoridade, a qual está legitimada pela roupagem da tradição, cujas características principaisrepousam no poder individual do governante que, amparando por seu aparato administrativo recrutado com base em critérios unicamente pessoais, exerce o poder político sob um determinado território.

3. Oque Sérgio Buarque de Holanda fala/define sobre a formação do Estado no Brasil?
O que é “homem cordial”?
Assim dizia Sérgio: “o Estado não é uma ampliação do circulo familiar e, ainda menos, umaintegração de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas , e de que a família é o melhor exemplo. Não existe, entre o circulo familiar e o Estado , uma gradação, mas antes uma descontinidade eaté uma oposição. [...] A verdade, bem outra, é que pertencem a ordens diferentes em essências. Só pela transgressão da ordem doméstica e familiar é que nasce o Estado e que o simples individuo sefaz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável e responsável, antes as leis da Cidade. Há nesse fato um triunfo geral sobre o particular, do intelectual, sobre o material, do abstrato sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quando o Servi o Social surgiu no Brasil
  • Surgimento Do Servi O Social No Brasil
  • TRAJET RIA DO SERVI O SOCIAL NO BRASIL
  • RELA ES SOCIAIS E SERVI O SOCIAL NO BRASIL
  • O SERVI O SOCIAL NO PROCESSO DAS RELA ES SOCIAIS NO BRASIL
  • Portfólio de estado e movimentos sociais no brasil
  • Portfólio de estado e movimentos sociais no brasil
  • Questão social e estado: a construção da política social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!