Estado Islamico

Páginas: 7 (1578 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resumo do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos.
Primeiro Capítulo: Mudança.
Fabiano saiu do nordeste com sua mulher, sinha Vitória, o filho mais velho, o caçula, seu papagaio e sua cachorra, Baleia. Tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansado e famintos ( estes, algum tempo atrás, comeram o papagaio ) havia tempo desde que encontraram um rio, que por sinal estava seco. Fabiano sentia raivade viver daquele jeito que quase deixou seu filho mais velho para trás, porque ele andava lentamente, porém Fabiano teve dó de deixá-los. Caminhavam faziam horas a procura de alguma sombra. De longe avistaram a folhagem dos juazeiros, porém os juazeiros pareciam se distanciar. A Baleia tomou à frente do grupo, em cima um negrume de urubu os cercavam, enfim conseguiram encontrar a tal esperadasombra. Chegando à sombra deitaram e observaram, o local dos juazeiros era uma fazenda, a plantação estava toda seca. Fabiano foi procurar alguns galhos para fazer uma fogueira, neste instante viu à Baleia correndo e subindo um morro à frente, segundo depois a cachorra volta com um preá na boca. A família ficou alegre, pois teria algo para comer. De tanta alegria sinha Vitória beijou o focinhoensanguentado do animal, lambeu o sangue para não desperdiçar comida. Fabiano acendeu a fogueira para assar o preá, foi quando viram uma surpresa e começaram a chorar, nuvens estavam se formando ia chover, com certeza choveria. Comendo o preá Fabiano pensou que poderia ficar na ser dono de uma fazendo, sonhou com a possibilidade de ter alguma coisa na vida.

Segundo Capítulo: Fabiano
Fabiano ficou nafazenda, era um vaqueiro, o patrão era sempre majoritário, Fabiano obedecia às ordens do patrão. Fabiano você é homem pensava a personagem, porém sempre se corrigia, Fabiano você é um bicho. Julgava-se uma cabra. Fabiano ficou em uma casinha na fazenda, estava gostando de morar por lá. Porém, não gostava de ser um hóspede por muito tempo, ele não queria tomar simpatia a casa.
De vez em quandoFabiano lembrava de seu Tomás da bolandeira. Um homem culto do sertão, que vivia lendo livros e jornais. No pensamento de Fabiano ler era uma perda de tempo, porém ele sempre invejava o linguajar culto, de palavras difíceis. Após pensar nisso decidiu conversar com sinha Vitória a respeito da educação dos filhos.

Terceiro Capítulo: Cadeia
Fabiano havia ido à feira da cidade comprar algunsmantimentos, além de querosene e pedaços de pano para sinha Vitória. Porém, Fabiano não conseguia encontrar querosene puro, apenas querosene com água. Quando Fabiano estava pensando em comprar querosene com água, uma pessoa tocou o ombro dele, convidando-o a jogar trinta-e-um. Quando Fabiano virou-se viu que a pessoa era um soldado amarelo. Fabiano foi jogar trinta-e-um e aproveitou para tomar uma dosede pinga. Quando Fabiano deu-se conta, era tarde e não havia comprado o querosene, então saiu do jogo rapidamente. Na feira viu que não havia mais nada e que ouviria umas e outras de sinha Vitória. Quando estava indo embora se encontrou novamente com o soldado amarelo, porém desta vez o soldado estava bravo e prendeu o Fabiano. Fabiano não sabia o motivo de ter sido preso. Ficou pensado em algummotivo, pensou na família e nos outros que estavam no cárcere junto a ele. No fim pensou que se encontrasse o soldado amarelo daria uma surra neles, melhor ainda pensou que daria uma surra nos superiores do soldado amarelo.

Quarto Capítulo: Sinha Vitória.
Sinha Vitória estava em casa, os filhos estavam brincando na lama e o marido estava dormindo na cama de varas que o casal possuía. Ouvia ohomem roncando, e pensou em arrumar uma cama mais confortável, uma cama de gente. Pensando nisso desafiou a si mesma, se cuspisse pela janela a fora e o cuspe chegasse ao terreno ela teria outra cama. Quando cuspiu, não ganhou o desafio. Porém pensou que aquilo não mudava em nada.

Quinto Capítulo: O Menino Mais Novo.
O Menino Mais Novo olhava o pai e o admirava, era o que ele queria ser. O Pai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado Islâmico
  • Estado Islâmico
  • Estado islamico
  • Estado Islâmico
  • Estado Islamico
  • O Estado Islâmico
  • Estado Islamico
  • Estado Islâmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!