Estado, governo e mercado

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEDIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL - EEN
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
DISCIPLINA: Estado,Governo e Mercado.
Professor: Antônio Sérgio Araújo Fernandes
Aluno: José Erivan da Silva


Questão 03: Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção físicasobre os indivíduos?
A concepção de um contrato social existente no liberalismo representa uma ferramenta táctica de acordo entre os indivíduos, constituindo assim uma proposta de organizaçãosocial e de governo, onde, os homens abdicam de utilizar da sua força física, confiando ao Estado à garantia do direito a liberdade e propriedade. Dai, cabendo ao Estado o papel de coibidor erepressor de toda prática que favoreça o desrespeito ao direito individual entre as minorias.
A sociedade, para a corrente Marxista, é vista como um conjunto de relações sociais, marcados pela luta declasses, constituídas das relações de produção entre dominantes e dominados. De forma concreta, as classes sociais são identificadas por sua inserção no processo produtivo, elegendo como classesfundamentais de uma sociedade aquelas diretamente ligadas ao modo de produção dominante.

Questão 04: Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com oEstado?
As relações entre maioria e minoria na sociedade se relacionam pela dominação de um pequeno grupo, dotado de uma maior influência econômica e concentrador de riquezas, em desfavor de uma grandemaioria; sendo representada, pela elaboração de politicas que visam o favorecimento de grandes produtores e empresas, visando o lucro sobre o lucro e a concentração de riquezas nas mãos de pouco.Perdendo o Estado, neste contexto, o seu papel de balizador social, contradizendo seu valor democrático, e colocando-se a favor de uma pequena minoria em detrimento a vontade da grande massa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • ESTADO, GOVERNO E MERCADO
  • Estado, Governo e Mercado
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo Mercado
  • Governo, estado e mercado atividade
  • Estado, Governo e Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!