Estado, diteito e politica

Páginas: 4 (842 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Tópico: Estado, Direito e Política.
64.(Gabriel)
65. (Gabriel)
66. (Gabriel ficou com o primeiro parágrafo e eu continuo com o segundo parágrafo)
Vale mencionar que esse poder político, mesmocom toda sua eficácia implícita não deixa de ter presente o interesse da coletividade ou dos indivíduos que à compõe. Sendo utilizada frequentemente para satisfazer a vontade e os interesses dosindivíduos que o exercitam em nome do estado, mais não se deve levar a conclusão que o poder político é essencialmente mau. Assim CASSIER da uma noção neutra de política, considerando-a à arte de unificar eorganizar as ações humanas e dirigi-las para um fim comum. Já Max Weber da uma visão positiva, ligando os conceitos de estado e política. De fato, depois de conceituar o Estado como uma comunidadehumana que, dentro dos limites de determinado território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física, externa a seguinte idéia de política: o conjunto de esforços feitos com vistas aparticipar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado. Aí estão presentes as noções de participação, de eficácia e de legitimidade. Mas, por setratar de poder político, não se chega a cogitar dos fins que devam ser visados.
67. O caráter político do Estado, portanto, lhe dá a função de coordenar os grupos e os indivíduos em vista de fins aserem atingidos, impondo a escolha dos meios adequados. Para a consecução desse objetivo devem ser levados em conta, sobretudo, três dualismos fundamentais:
Necessidade e possibilidade. É preciso,antes de mais nada, identificar as necessidades preponderantes do povo, considerando como tais as aspirações de progresso, em sentido amplo, ou então o conjunto das condições e dos elementos queasseguram a sobrevivência dos indivíduos e dos grupos sociais em condições compatíveis com a natureza humana. Não basta, entretanto, a identificação dessas necessidades, pois se elas indicam a orientação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A politica, estado
  • Da política do Estado a política das empresas
  • Fichamento: da política dos estados à política das empresas
  • Relações entre política, estado, políticas públicas e políticas educacionais
  • ciencia politica e teoria do estado
  • Politica Externa dos Estados
  • A política externa dos estados unidos: a
  • Políticas e intervenção do estado na economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!