ESTADO DEMOCRÁTICO ENTRE O PUBLICO E O PRIVADO, BIGNOTTO

577 palavras 3 páginas
SÍNTESE DO TEXTO:

BIGNOTTO, Newton. Entre o público e o privado: aspectos do debate ético contemporâneo. In DOMINGUES, I; PINTO, P. R. M.; DUARTE, R. (orgs.) Ética, Política Cultural, Ed.UFMG, 2002.

O autor inicia comentando sobre a discussão de ética e moral no Brasil, fazendo duas observações, sendo a primeira para a questão de falta de ética, que ele classifica como transgressão ao Código Penal, e a segunda a falta de punição de algumas instituições para quem comete abusos, o que acaba acarretando uma crise ética. Quando o comportamento de atores que deveriam servir de referência mostra-se incompatível com a expectativa geral. Todavia, o comportamento antiético não pode ser confundido com uma transgressão do Código Penal ou mesmo com a ocorrência de alguns desvios na vida pública. Então o autor nos traz uma referência necessária para uma interpretação correta da conceituação de Ética.
Passa-se a falar sobre o espaço público entre o privado, sendo o público com referência a Grécia, Antiga, em que os problemas de um país poderiam ser discutidos onde se limitava as questões pessoais e as relações intrafamiliares, fazendo com que as definições de valores éticos ficassem na esfera pública. Já o espaço privado, onde tem-se a vida pessoal, particular, onde não se tem uma exposição ao público. Tendo uma constatação segundo o autor de que o aparecimento das sociedades de massa acarretou um encolhimento do espaço público.
Com o passar do tempo relata o autor que os espaços públicos vêm dando lugar para o crescimento das sociedades, acarretando uma queda do poder público mudando a figura de cidadão para contribuinte. O autor diz que espaço público são apenas os domínios do governo e suas instituições, sendo verificado a questão de duas ordens diferentes: a primeira de que o domínio público se concentra apenas nas esferas governamentais, deve-se pensar como conceber estes domínios e em segundo lugar a definição entre o público e o privado sendo na verdade o

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • Marx E Engels Cole O Grandes Cientistas Sociais
    242086 palavras | 969 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas