Estado de Excessão, UPP's e JMJ

810 palavras 4 páginas
MEGAEVENTOS E ESTADO DE EXCEÇÃO
Formação de UPPs ( Unidade de Polícia Pacificadora ) para a Jornada da Juventude e a desigualdade social

Introdução No ano de 2013, o Brasil foi escolhido para sediar megaeventos como a Copa da Confederações, Rock in Rio e Jornada Mundial da Juventude, a discussão sobre o assunto se baseia na capacidade do Estado de manter a ordem a níveis seguros nas áreas de alto risco como favelas que, por sua vez, são alvo tanto de notas de violência gratuita como de turismo humanitário.

A promoção de megaeventos no Brasil tem causado grande euforia para os brasileiros pois tais acontecimentos promovem desenvolvimento para diversos setores econômicos do país tais como o turismo e comércio local. É possível observar também que apesar de permitir grande evolução no sistema comercial do Brasil, tais megaeventos tem de ser preparados e abordados de modo meticuloso quando o assunto é segurança.
Com a expectativa de receber turistas de vários países, o Estado tem se preparado de modo peculiar para que haja uma proteção adequada durante os megaeventos. O assunto abordado neste relatório enfatiza a Jornada Mundial da Juventude que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013 e que receberá o Papa Francisco, que em suas coletivas fez questão de enfatizar seu interesse em conhecer as favelas cariocas assim como de visitar a famosa basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida no interior de São Paulo.
A pobreza e a violência no Brasil são problemas estruturais de longo prazo nascidas de uma desigualdade social historicamente nunca resolvida e semeada desde a belle époque. Com a desigualdade social ainda em ascensão nos dias atuais, o Estado tenta mascarar tais problemas tomando providencias conjunturais durante a execução de megaeventos no intuito de promover segurança e bem estar de uma população e seus turistas e curto prazo de tempo.
Na inserção de UPPs em locais programados para receber turistas

Relacionados

  • Estado de Excessão, UPP's e JMJ
    810 palavras | 4 páginas