estado de excessao

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
Estado de Exceção- Suspensão do direito por ato soberano , ele é que decide num estado de exceção , é a idéia de ausência da norma mais não ausência do controle, o controle é dado pelo própriosoberano, o soberano tem o poder para suspende o ordenamento jurídico, de maneira que quem está na exceção é alguém excluído, esses entram na lei do soberano lei do estado, o soberano se confunde com a leido estado ex:o medico que escolhe quem vai atender está sendo soberano, o preso que está sobre o ordenamento jurídico que todos nós se aplica , derepente ele viola esse ordenamento jurídico e ai écolocado numa outra situação, surge uma outra lei.
Paradgma do campo- a partir do momento que ele vai se acostumando com o sistema penitenciário, o estranhamento vai desaparecendo e o que antes eraexceção passa a ser normal. Agambe diz que quando a exceção deixa de ser exceção esse é o paradigma do campo de concentração, as pessoas se adéquam.
TEORIA da degenerencia- se preocupou com a populaçãoé um mecanismo de regulamentação, o mecanismo se dirige ao homem e depois a massa, ter direito a saúde é um direito fundamentalo ser humano sofre regulamentação através de normas, quando se fala emdisciplina e regulamentação temo o exemplo da taxa de natalidade e mortalidade
Poder de fazer morrer –o soberano que tinha esse poder de fazer morrer, ou seja o poder de deixar viver. A vida éobservável pela ótica da perspectiva da morte. No começo do século 17isso mudou.
MECANISMO de disciplina- o poder estatal começa a exercer certo poder pelo corpo, o individuo, com o objetivo de tornar essecorpo mais produtivo . No séc. 18 esse biopoder volta-se para outra forma de entender a vida, ou seja vida com qualidade, e ai surge mecanismos de regulamentação da vidao olhar deixa de ser para o corpo,e sim para a massa. Agora interessa a vida em qualidade e não tornar os corpos produtivos- mecanismos de disciplina.
Os DIREITOS fundamentais funcionam como mecanismo de biopoliticas- fazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado de Excessão, UPP's e JMJ
  • excessão de competência
  • Excessão de incompetência
  • Excessao De Incompetencia
  • modelo excessao de incompetencia
  • EXCESSÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE
  • excessão de competencia em razao da materia
  • Resenha "a excessão e a regra"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!