ESTADO CONTEMPORÂNEO

4092 palavras 17 páginas
FACULDADE DOCTUM
DIREITO

CRISTIANE GOMES LIMA MATIAS ESPIRITO SANTO

ESTADO CONTEMPORÂNEO

VITÓRIA
2014
FACULDADE DOCTUM
DIREITO

CRISTIANE GOMES LIMA MATIAS ESPIRITO SANTO

ESTADO CONTEMPORÂNEO

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Políticas – Faculdade Doctum Prof. Ademir Costa Longa

VITÓRIA
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1. ESTADO CONTEMPORÂNEO
2. DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO DIANTE DO ESTADO CONTEMPORÂNEO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Os pilares do Estado Social de Direito datam do período entre os anos vinte e trinta, caracterizados por uma turbulência totalitária da Europa, quando há uma avalanche de transformações com o deslocamento da primazia do setor primário de produção, ou seja, a agricultura para o setor industriário; da família patriarcal, tradicional e eminentemente conservadora para a família nuclear, onde impera o individualismo e a escassez de padrões previamente estabelecidos, etc.
Consequentemente, tais fenômenos iriam repercutir não só em nível econômico e social, mas também em nível individual, ocasionando uma série de desequilíbrios ao homem. Sabe-se que nos períodos concernentes à Renascença, ao Iluminismo e Romantismo, o homem vivia um estado letárgico, quando acreditava-se em uma possibilidade de uma melhoria objetiva, na verdade, tratava-se de uma utopia da certeza de um mundo melhor.
Porém, neste período de transformações a que nos referimos, quando vigora a crise da Democracia e a impopularidade do Estado de Direito, cuja característica precípua era ser um estado estático, com normas

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas
  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas