Estado classe mov

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Trabalho: Estado, Classe e Movimentos Sociais I
*Trabalhar os conceitos (semelhanças e diferenças) de Estado e sociedade civil, por Hegel e Marx.
Hegel
Ele foi o primeiro a desenvolver e pontuar adiferença existente entre Estado e sociedade civil, preocupando-se em destacar a cada instância sua propria esfera de ação.
Segundo Hegel, toda ação é movida por interesses dirigidos à obtenção debens específicos e para ele o que caracteriza e diferencia a sociedade civil e Estado é o interesse particular ou geral que move o homem a ação ou do bem que buscam por meio dela.
As ações que dãoorigem a sociedade civil são derivadas de um interesse particular, já o Estado é produto de uma ação que obedece ao interesse geral de toda sociedade.
Podemos concluir que, em Hegel a sociedade civiltem como um dos princípios que a pessoa concreta com suas necessidades e busca de satisfação da mesma via trabalho, e o Estado é a realização da razão, uma realidade efetiva da liberdade concreta,ele nada mais é que, a efetividade da ideia ética, isto é, o Estado é a unidade da universalidade e da particularidade, através do direito
Marx
Para ele, o Estado nasceu da divisão da sociedade emclasses, como instrumento nas mãos da classe dominante, com o proposito de manter o domínio desta classe sobre a sociedade.
Ele entendia o Estado como uma instituição a serviço da classe dominante, aburguesia, onde era gerado pelo modo de produção capitalista, que visava validar a exploração da mais valia "legalmente" e manter a lei da propriedade privada, protegendo o interesse da burguesia, quenada mais são que o lucro, a propriedade e a exploração do tabalho assalariado.
O termo sociedade civil e Estado, foi submetido a intensa critica Por Marx, ele diz que não há nenhuma separaçãoentre Estado e sociedade, ao contrário, o Estado resulta na relação entre classes sociais e após criticas radicais, Marx abandona o conceito sociedade civil.
Conclusão
Tanto Marx, quanto Hegel, trazem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Estado e a classe trabalhadora no Brasil
  • O Estado é um produto do Antagonismo das classes
  • Estado, classe e movimento social.
  • estado classe e sociedade
  • Estado, classe e movimento social
  • Estado, classe e movimento social
  • Logica do Capital e o Estado de Classes
  • RESUMO – Estado, Classe e Movimento Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!