ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO



INTRODUÇÃO
Introdução ao Estado Atual da teoria da Administração

Vivemos em uma época de transição: hoje em dia as empresas são mais horizontais (com menos níveis hierárquicos), menos divisão de tarefas (hoje todo mundo tem que saber fazer de tudo), e há muito mais facilidade de você mudar de área dentro de certa empresa. Hoje aspessoas buscam mais realização no trabalho a um meio de sustento, uma forma de expressarem sua vocação.
O trabalho não se restringe só àquele horário, muitas vezes as pessoas levam o trabalho pra casa e passam feriados trabalhando, o que é um grande problema, pois o trabalho e sua vida social devem ser separados.
A tarefa de administrar apresenta variáveis e situações incertas e desafiadoras. Ocenário que se projeta hoje é de um sem-número de variáveis e transformações carregadas de ambiguidades e de incertezas.


Introdução às Perspectivas futuras da Administração

É esperada para o futuro uma Revolução Digital (uma substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores), desemprego, ênfase na competitividade, grupos de trabalhadoresautogeridos e polivalentes, etc...
Com mudanças, inovações e transformações rápidas e ambíguas, problemas cada vez mais diferentes e complexos aparecerão. Eventos internos e externos fornecerão informações contraditórias que dificultarão o diagnóstico para solução de problemas. Inúmeros fatores causarão impactos profundos sobre as organizações em geral e as empresas.


DESENVOLVIMENTO
EstadoAtual da Teoria Administrativa

Como ficará a Administração? Seu ensino? Seu aprendizado? Sua aplicação no mundo real das organizações?
Garantir que uma empresa sobreviva, às portas do terceiro milênio, requer mais do que estratégias corporativas de marketing ou posicionamento no mercado atual. Sobreviver significará estar exposta a ambiente muito mais exigente, no que se refere às condições depreço e qualidade de produtos e serviços e, principalmente, à sustentabilidade.
Certamente, por suas características multi e interdisciplinares ela não ficará isolada nesse dinâmico e conturbado contexto globalizado. As especialidades clássicas dentro da Administração como Recursos Humanos, Produção, Marketing, Finanças, etc. deverão cada vez mais ser tratadas em sua verticalidade(especialização) e na sua horizontalidade. A interdisciplinaridade deve definitivamente marcar a substituição da especialização pela generalização. Não a generalização irresponsável, descomprometida e superficial com as múltiplas e complexas variantes especializadas. Mas a capacidade de escolher o caminho certo na hora certa. Portanto, não é o conhecimento especializado – por certo necessário em toda atividade denatureza, no caso administrativa e, em muitas outras áreas – que conta, mas a combinação com uma série de competências generalizadas e aparentemente fluidas. Ou seja, todo especialista de primeira linha é também no fundo um bom generalista.
Por si, hoje a tarefa de administrar apresenta variáveis e situações incertas e desafiadoras. O cenário que se projeta é de um sem-número de variáveis etransformações carregadas de ambiguidades e de incertezas. O Administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos com sua atenção disputada por eventos e por grupos situados dentro e fora da empresa que proporcionarão informações contraditórias, complicando o seu diagnóstico perspectivo e a sua visão dos problemas a resolver ou das situações a enfrentar. São exigênciasda sociedade, dos clientes, dos fornecedores, dos agentes regulamentadores. São os desafios dos concorrentes, as expectativas da alta administração, dos subordinados, dos acionistas, dos governos, das organizações não governamentais.
Todas essas exigências, desafios e expectativas exigirão do Administrador uma combinação adequada e consistente das habilidades técnicas, humanas e conceituais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perspectivas atuais e futuras da bioética no âmbito do estado brasileiro:
  • As perspectivas futuras da administração
  • 11 TA PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRACAO
  • Estágio atual e perspectivas futuras das teorias administrativas
  • Administração – evolução, situação atual e perspectiva
  • Evolução da administração de recursos humanos e perspectivas futuras
  • ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS FUTURAS
  • CONCEITO, FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!