ESTACIO Pontes Estaiada, Pensil e CA

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
1615440-87122000
Trabalho de Pontes
-39052512382500
Ponte Pênsil
3282315889000
Ponte Estaiada
-25146011049000
Ponte de Concreto Armado
Sumário
PONTE PÊNSIL.....................................................................................Pag. 03
PONTE ESTAIDA..................................................................................Pag. 04
PONTECONCRETO ARMADO..............................................................Pag. 06
PONTE PÊNSIL
As pontes pênseis também conhecidas, como pontes de suspensão, tem sua sustentação feita por meio de cabos de aço estendidos em curva e fixados nos altos pilares e ancorados nas extremidades, principalmente em rochas ou blocos de concreto. Seu tabuleiro é sustentado por cabos de aço cujas forças detração tendem a aproximar os suportes das fundações. Os cabos são fixos em torres situadas nas extremidades da ponte. Nessas pontes, é necessária a utilização de vigas de rigidez para evitar oscilações no “tabuleiro”.
Pontes suspensas exigem fixação forte o suficiente para a tensão dos cabos de suspensão, portanto são preferencialmente as escolhidas quando há uma rocha sólida ou uma grandemassa de concreto estável já existente na base da construção da ponte para que a fixação do ponto de ancoragem. Pois no nas fixações da ancoragem carregam todo o peso da ponte, inclusive o peso das cargas variáveis. Esse tipo de ponte funciona estruturalmente como um arco invertido, formado por um cabo (geralmente de aço de altíssima qualidade), que resiste à tração, ao invés de compressão.

Estaspontes são as mais apropriadas para grandes vão livres, geralmente vãos maiores que 600 metros, pois ela permite máxima leveza e um “peso morto” mínimo. Um exemplo é a Golden Gate Bridge, que tem um vão livre de 1280 metros. E pode vencer distâncias ainda maiores que as em arco ou em viga, de até 2.100m. Em alguns casos, a chamada “torre alta” deve ser rígida para resistir aos efeitos do vento.Este tipo de ponte, assim como todas as demais pontes e construções, necessita de inspeções periódicas para verificação de patologias e/ou anomalias. As principais patologias são causadas por corrosão dos elementos metálicos, devido a agressividade do ambiente marinho, podendo comprometer a estrutura da ponte.
Atualmente a maior ponte suspensa do mundo é a HYPERLINK"http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Akashi-Kaikyo" \o "Ponte Akashi-Kaikyo" Ponte Akashi-Kaikyo, no HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o" \o "Japão" Japão, com 3911 metros de comprimento e 1991 metros de vão central. Concluída em 1998, está localizada entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular ocrescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês.
15011402032000
PONTE ESTAIADA
As pontes estaiadas consistem em tabuleiros com vãos sustentados por cabos retos inclinados apoiados ou fixados em um ou mais mastros posicionados entre os vãos adjacentes. Ou seja, desses mastros que partem os cabos de sustentação dos tabuleiros da ponte. É também um tipo de ponte suspensa. Os mastrossão apoiados em algum tipo de fundação.
A ponte estaiada geralmente é a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil. Estas pontes são menos flexíveis do que as pênseis, e não há necessidade da utilização de vigas de rigidez.
O nome é Estaiada, pois esta ponte é de uma estrutura que utiliza ESTAIS diretamente conectados a um mastro para sustentar os tabuleiros. Estaissão elementos estruturais flexíveis, formados por feixes de cabos de aço.
A ponte estaiada tem a vantagem de não exigir enorme fixação nas extremidades dos cabos.
Os esforços da ponte são absorvidos pela parte superior do tabuleiro, por meio dos vários cabos de sustentação que se concentram no mastro. Sendo que a fixação dos cabos podem ser feitas de duas formas, leque (com um ponto fixo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponte estaiada
  • ponte estaiada
  • Pontes estaiadas
  • Pontes estaiadas
  • Pontes estaiadas
  • pontes estaiadas
  • PONTES estaiadas
  • Pontes Estaiadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!