Estaca hélica contínua

3285 palavras 14 páginas
1 - INTRODUÇÃO

No cenário de evoluções tecnológicas, a engenharia civil vem se desenvolvendo constantemente, em razão das exigências das obras, que necessitam transmitir ao solo cargas cada vez maiores, as fundações também estão se desenvolvendo cada vez mais. No desenvolvimento de novas técnicas e novos equipamentos para a execução de elementos de fundações mais produtivos, de melhor qualidade e desempenho, que possibilitem uma relação custo-benefício cada vez melhor. Destaca-se no mercado de trabalho atual, uma técnica que teve um grande desenvolvimento nos últimos anos, as estacas hélice contínua, sendo hoje, uma estaca tão utilizada quanto às pré-moldadas nos grandes centros urbanos do país.

2 - HÉLICE CONTÍNUA

A estaca hélice contínua (Continuos Flight Auger – CFA) é uma estaca de concreto moldada "in loco", escavada, executada por meio de trado contínuo, tipo hélice. A injeção de concreto é através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno.
O inicio de sua utilização ocorreu na década de 50 nos Estados Unidos. Na Europa foram introduzidas na Alemanha na década de 70. Posteriormente passaram a ser aplicadas na Ásia, começando pelo Japão.
No Brasil a estaca escavada, executada por meio de trado contínuo, tipo hélice, começou a ser utilizada no final da década de 80, em obras de grande e médio porte, principalmente no estado de São Paulo, mas só a partir da década de 90, houve um grande progresso de desenvolvimento do uso destas estacas no Brasil.

3 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

O equipamento de execução deste tipo de estaca é constituído de um guindaste de esteiras, sendo nele montado a torre vertical de altura apropriada à profundidade da estaca, com guias por onde corre a mesa de rotação de acionamento hidráulico e em seguida a perfuratriz hélice contínua.
Este mesmo deve possui elevada capacidade de torque (para permitir atingir profundidades adequadas e desejadas em

Relacionados