Estaca frunki

2619 palavras 11 páginas
Estacas Franki
Estacas Franki
Introdução
A estaca tipo Franki foi introduzida como fundação há mais de 85 anos por
Edgard Frankignoul na Bélgica. Ele desenvolveu a idéia de cravar um tubo no terreno pelo impacto de golpes do pilão de queda livre numa bucha (tampão) de concreto seco ou seixo rolado compactado, colocado dentro da extremidade inferior do tubo. Sua idéia teve sucesso e esse método de execução espalhou-se pelo mundo, mostrando eficiência e produzindo uma estaca de elevada carga de trabalho. Frankignoul constituiu uma empresa para explorar as patentes, registradas entre 1909 e 1925.
Este tipo de estaca foi entregue pela primeira vez no Brasil em 1935, na casa
Publicadora Baptista no Rio de Janeiro. Em São Paulo, 1936, foram executadas as estacas do portal de entrada do túnel 9 de Julho. A partir de 1960, após ter expirado a licença da patente, o método
Franki entrou para o domínio público.
A execução de uma estaca tipo Franki para ser bem sucedida depende da observância ao método executivo, do uso de equipamentos adequados e de mão de obra especializada e experiente. Por esta razão o conteúdo deste parágrafo dedica-se à descrição do método de execução, dos equipamentos envolvidos na execução e da mão de obra especializada que opera os equipamentos e executa a estaca.
O parágrafo aborda também métodos alternativos de execução, principalmente no que diz respeito à cravação com tubo aberto comumente chamado de cravação contração.
Também são apresentados os problemas executivos causados por certos tipos de solos que podem afetar a qualidade da estaca, assim como as técnicas utilizadas na solução desses problemas.
Por fim discute-se o emprego da estaca tipo Franki e os fatores que influem na sua escolha como fundação.

Vantagens
As principais características do processo são:
Versatilidade:
• O processo permite várias opções:
• Várias combinações para o tipo do fuste das escadas;
• As estacas podem ser executadas com

Relacionados