Estabilização de encostas - gramineas

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

TÉCNICAS DE ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTA
Impermeabilizações Superficiais – Gramíneas

ANDRÉIA SILVA DE MEDEIROS

SINOP
2011
ANDRÉIA SILVA DE MEDEIROS

TÉCNICAS DE ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTA
Impermeabilizações Superficiais – Gramíneas

Trabalho apresentado àUniversidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de Fundação e Obras de Terra II no curso de Engenharia Civil.

Profª: Aline Cristina Souza dos Santos

SINOP
2011
AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, Solange Silva e João Pimentel de Medeiros por me proporcionar esta oportunidade única de poder está cursando a graduação de EngenhariaCivil na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, e a minha irmã Patrícia que além de seu companheirismo, tem ajudado a sanar minhas dúvidas no decorrer desses anos.

RESUMO

O trabalho analisa um método empregado na estabilização de uma encosta, que se referem à proteção superficial utilizando de materiais naturais, as gramíneas. Ele visa, assim como em outras técnicas aplicadasfazer com que não haja movimento de massa, que é um processo que envolve o desprendimento e transporte do solo. Quando isto ocorre em locais onde se encontram moradias ao redor pode acarretar em danos irreparáveis, levando até mesmo a morte.

LISTA DE FIGURAS

Figura 2.1: Movimento de Massa 8
Figura 2.2: Revestimento com Gramineas 11
Figura 2.3: Barreira Viva de Vetiver emtaludes........................................................12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7
2. PROTEÇÃO SUPERFICIAL: GRAMINEAS 8
2.1. VETIVER 12
3. CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS..........................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado como é de fácil aplicação das gramíneas como método de proteçãosuperficial e quais suas vantagens quando comparado a outros métodos de mesma finalidade, ou seja, estabilização das encostas.
Também são abordado as técnicas de plantio e uma atenção especial para a espécie de vetiver, ainda não aplicada muito no Brasil, mas que possui um futuro promissor.

2. IMPERMEABILIZAÇÃO SUPERFICIAL: GRAMÍNEAS

Gramínea nada mais é do que uma técnica utilizada para aestabilização de um talude, para que haja um melhoramento nas suas características, não ocorrendo assim algum deslocamento de massa. Mas antes de dar ênfase ao assunto, vamos fazer um breve relato sobre instabilidade nas encostas.
Tabalipa & Fiori (2008) compreendem que no Brasil, o uso e ocupação dos solos ao longo de muitos anos se deram de forma inadequada sem preocupações das consideraçõesgeotécnicas do mesmo. Está ocupação sem planejamento são as causas de surgimentos de muitos problemas, tais como, escorregamentos, assoreamentos, erosões, dentre outros, pondo em risco a vida dos que ali habitam.
Os principais condicionantes para a estabilidade de um talude são a geologia, ou seja, sua composição e estrutura, a morfologia (declividade) e a hidrogeologia, que está ligado à presença daságuas superficiais e subterrâneas.
Quando uma encosta encontra-se desmatada, faz com que as ações das intempéries agem diretamente na sua superfície acarretando uma série de efeitos que reduzem o seu coeficiente de segurança. Quando, por exemplo, a chuva cai diretamente sobre o solo, este ficará saturado em um menor espaço de tempo, perdendo sua resistência e aumentando seu peso, assim tende aocorrer um deslizamento.

2.1: Movimento de massa
Estes escorregamentos de terras podem gerar desastrosas conseqüências e autos custos, tanto direto quanto indiretamente. Podemos avaliar como custos diretos como aqueles que se dará com os reparos dos danos causados, relocação de estruturas e a implantação de algum tipo de contenção. Mas os custos indiretos, como a perda de uma vida ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estabilização de encostas
  • Estabilização de encostas
  • Tipos de estabilização de encostas
  • Técnicas para estabilização de encostas
  • técnicas para estabilização de encostas
  • ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS NATURAIS DRENAGEM SUPERFICIAL
  • Encostas
  • gramíneas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!