Estabele a a diferen a entre sensa o

Páginas: 12 (2852 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CENTRO UNIVERSITARIO DE JOÃO PESSOA
GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA



ARTHUR VITORINO DI PACE






ATIVIDADE DO LIVRO: A SENSOPERCEPÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES










JOÃO PESSOA
FEVEREIRO/2015

1. Estabeleça a diferença entre sensação, percepção e apercepção.
R.: A sensação é um fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, queproduzem alterações nos órgãos receptivos, estimulando-os. As diferentes formas de sensação são geradas por estímulos sensoriais específicos: visuais, táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cenestésicos. Portanto a sensação esta associada à captação de estímulos ainda não diferenciados. Já a percepção é a tomada de consciência pelo indivíduo do estímulo sensorial. Atribui-se,então, a sensação à dimensão neuronal, ainda não plenamente consciente do processo de sensopercepção, então a percepção é a dimensão propriamente neuropsicológica e psicológica do processo, sendo essa a transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes. Com isso a percepção implica na organização dos estímulos em formas mais ou menos definidas. E a apercepçãoseria a atribuição de significado ao percebido e compreensão da cena ou situação, ou seja, o pleno reconhecimento de um objeto percebido.
2. O que e quais são as alterações quantitativas da sensopercepção?
R.: As alterações quantitativas da sensoperccepção se caracterizam em imagens perceptivas, tendo uma intensidade anormal, para mais ou para menos. Essas estão classificadas em:
Hiperestesia:(psicopatológico) condição na qual as percepções estão anormalmente aumentadas, ocorrendo nas intoxicações por alucinógenos.
Hipoestesia: (psicopatológico) ocorre em alguns pacientes depressivos. O mundo é percebido como mais escuro, as cores mais pálidas, sem brilho, os alimentos sem sabor e os odores sem intensidade.
Hiperpatia: (neurológico) quando uma sensação desagradável é produzida por um leveestimulo da pele.
Hipoestesias táteis: (neurológico) são alterações localizadas em territórios cutâneos de inervação anatomicamente determinada.
Parestesias e as disestesias: referem-se a alterações da sensopercepção, sobretudo do sentindo tátil e doloroso.
3. O que e quais são as alterações qualitativas da sensopercepção?
R.: São as alterações mais importantes. Compreendem as ilusões, asalucinações, a alucinose e a pseudo-alucinação.
Ilusão ou pseudo-alucinação: é uma percepção deformada, alterada de um objeto real e presente. Na ilusão há sempre um objeto externo real, gerador do processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada por fatores diversos. Ocorrem em 3 condições: Primeiro, nos estados de diminuição do nível de consciência quando, por turvação da consciência,a percepção torna-se imprecisa e os estímulos são percebidos de maneira deformada; Segundo, nos estados de fadiga grave; e terceiro, em determinados estados afetivos, por sua intensidade acentuada, o afeto deforma o processo de sensopercepção, gerando as ilusões catatímicas.

4. O que é alucinação? Quais são os tipos mais importantes de alucinação?
R.: Alucinação é a vivência de percepção clara edefinida de um objeto (voz, ruído, imagem), sem que este objeto esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo.
Alucinações auditivas: são as mais frequentes. A mais comum é a alucinação audioverbal, na qual o paciente escuta vozes sem qualquer estímulo real.
Alucinações visuais: são visões nítidas sem a presença de estímulos sensoriais visuais.
Alucinações táteis: o paciente senteespetados, choques, insetos e pequenos animais correndo sobre a pele.
Alucinações olfativas e gustativas: são relativamente raras. Na olfativa, o individuo passa a sentir cheiro de coisas podres, de cadáver, de fezes, de pano queimado, etc. As alucinações olfativas podem, muitas vezes, estar relacionadas com interpretações delirantes. Na gustativas o paciente sente na boca o sabor de ácido, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferen A
  • Diferen
  • Qual diferen a entre SUAS
  • Qual A Diferen A Entre Patos
  • Sensa o e Percep o
  • Diferen As Individuais
  • Atps Lauro Sensa O E Percep O
  • a adoravel sensa o de sermos inuteis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!