estaatitica

2728 palavras 11 páginas
1- Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada? R: Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade de demanda devemos compreender um ponto especifico da curva relacionando um preço a quantidade.
2- Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria? R: Oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo, a oferta depende de vários fatores, entre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
3- Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
R: Os fatores são: existência de bens substitutos, essencialidade do bem, importância do bem, quanto a seu gasto e no orçamento do consumidor.
b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?
R: Porque a correlação entre preço e quantidade demanda é inversa, ou seja, a uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da quantidade demanda, o valor encontrado da elasticidade-preço da demanda será negativa.
c) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores?
R: Porque uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor nas quantidades procuradas, neste caso, uma redução, suponhamos, de 10% nos preços provoca um aumento de 5% nas quantidades procuradas. Os consumidores desse produto reagem pouco a variações dos preços, isto é, possuem baixa sensibilidade ao que acontece com os preços de mercado
1- Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia. R: É que a Microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, já a Macroeconomia estuda a economia como um

Relacionados