esta

666 palavras 3 páginas
•Conceitos de estatísticas devem ter lugares, situações e problemas.
Estuda-se estatística para aplicar seus conceitos como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas, justificando cientificamente as decisões.
As estatísticas (o resultado da aplicação de um algoritmo estatístico a um grupo de dados) permitem tomar decisões no âmbito governamental, mas também no mundo dos negócios e no comércio. Os princípios estatísticos são utilizados em uma grande variedade de situações – na indústria, bem como no âmbito das ciências sociais e biológicas.
Estatística é a ciência ou método científico que estuda os fenômenos multicausais, coletivos ou de massa e procura inferir as leis que os mesmos obedecem. Método estatístico é um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza. Os passos da metodologia estatística são os seguintes:
• Definição cuidadosa do problema
• Formulação de um plano para coleta das unidades de observação
• Coleta, resumo e apresentação das unidades de observação ou de seus valores numéricos.
• Análise dos resultados
• Divulgação de relatório com as conclusões, de tal modo que estas sejam facilmente entendidas por quem as for usar na tomada de decisões.
Em geral, é aceita a divisão da estatística em dois grandes grupos: estatística descritiva e indutiva.
Descritiva: corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dos dados. Isto é, inclui as técnicas que dizem respeito à sintetização e à descrição de dados numéricos. Tais métodos podem ser gráficos e envolvem a utilização de recursos computacionais. O objetivo da estatística descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, relatar e discutir.
Indutiva (ou inferencial): parte de uma ou mais amostras (subconjuntos da população) e conclui sobre a população. Utiliza técnicas como a teoria das probabilidades, inferência

Relacionados