Esta

5280 palavras 22 páginas
ARQUEOLOGIA AMAZÔNIA PRÉ-COLONIAL Baseado no artigo da scientifc american, "vestígios da Amazônia pré-colonial" de Eduardo Góes Neves CIVILIZAÇÕES AMAZÔNICAS Na época do descobrimento do Brasil foram feitas expedições de exploração pelo rio Amazonas .
Os relatos destas expedições contam que as margens do rio Amazonas e muitos de seus afluentes eram habitados por populações densas que viviam em grandes aldeias com até alguns milhares de pessoas. Estas sociedades estavam integradas regionalmente por extensas redes de comércio e tinham um padrão de organização política hierarquizado.
Porém não é unânime no meio arqueológico que estes relatos sejam de todo confiáveis, alguns cientistas acreditam que o relato dos cronistas da época seriam exagerados para com as falsas informações conseguirem recursos na europa para realizarem novas expedições. Um exemplo típico deste tipo de manipulação de informação seria a lenda das mulheres guerreiras contra as quais Francisco de Orellana, que chefiava uma expedição no interior do rio amazonas no ano de 1542, teria lutado, a lenda das amazonas teria dado nome ao rio.O cronista da expedição de Orellana era um frei chamado Gaspar de Carvajal, ele contou esta provável lorota mas também deixou registros interessantes do que realmente encontraram nesta região e nesta época recuada.
Outros arqueólogos aceitam os relatos dos cronistas sobre a densidade populacional e modo de vida destes povos como sendo um retrato fiel do modo de vida local. Para estes cientistas a Amazônia era densamente ocupada nessa época, sendo que o processo de colonização européia teria levado em algumas décadas a um drástico declínio demográfico, resultante da propagação de doenças, escravidão e conflitos bélicos. TRADIÇÃO POLICROMA DA AMAZÔNIA O frei Carvajal relata, nesta expedição de 1542, que os exploradores chegaram com fome a uma aldeia numa barranca do rio, e como a aldeia fosse pequena, eles a saquearam.

Relacionados