Esta o e superint da NOB 1

1843 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade a análise histórica de dois imóveis localizados na cidade de Bauru, o prédio construído para servir como residência do superintendente da Estada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), erguida em 1920, e a estação ferroviária da NOB, inaugurada em 1º de setembro de 1939, que passou a servir também às ferrovias Sorocabana e Paulista.
IMPORTÂNCIA DA NOB NA HISTÓRIA DE BAURU
Os dois imóveis objeto de estudo relacionam-se à NOB, cujo surgimento está profundamente ligado à história da própria cidade de Bauru.
A Vila Bauru, um vilarejo modesto surgido em meados do século XIX, pertencia, inicialmente, ao município de Lençóis Paulista. O município de Bauru surgiria oficialmente em 1º de agosto de 1896, com a sanção da lei nº 428 pelo governador do Estado, Dr. Manoel Ferraz Campos Salles.
Transcorridos alguns anos, um acontecimento iria revolucionar o destino da cidade, a notícia da construção de uma ferrovia que, saindo de Bauru, ligaria o Estado de São Paulo ao Mato Grosso. O primeiro trecho da NOB, entre Bauru e Avaí, este último chamado na época de Jacutinga, foi inaugurado em 27 de setembro de 1906. Um ano antes chegavam à cidade os primeiro trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava Bauru à cidade de São Paulo. Em 1910 chegaria também a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, transformando Bauru em um dos mais importantes entroncamentos da América do Sul.
Nesse período Bauru sofreu um florescimento extremamente intenso, com célere urbanização e desenvolvimento da cidade, calcados nos reflexos diretos e indiretos decorrentes de ter se tornado um polo ferroviário.
A importância da ferrovia para Bauru está expressa no próprio hino da cidade, conforme se observa a seguir:
Hino de Bauru
Letra e música de Manoel Domingos de Oliveira

I
É Bauru, terra branca ditosa
É a esperança e o desejo febril
Amparada na árvore frondosa
Cidade Franca do nosso Brasil
- É a luz do céu resplandecente
Desta terra abençoada
Bauru, és o

Relacionados