Estações de tratamento de esgostos

Páginas: 12 (2936 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
[pic]



SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL





ANA PAULA SOUSA

FABRÍCIO HORN DA SILVA

SARAH LARISSA

WALDENEIZ ALVES







ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE FLORIANÓPOLIS-SC[pic]

Florianópolis-SC

2012











ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE FLORIANÓPOLIS-SC












Gestão Ambiental; Ecologia.
Aplicada e Gestão da Biodiversidade;
Química Ambiental; Geologia e.
Geomorfologia Ambiental
CristinaCélia Krawulski; William Luiz Da
Cunha; Kênia Zaneyti; Ewerton de Oliveira Pires.



[pic]
Florianópolis-SC
2012
Sumário

1. Introdução 4

2 Estações de Tratamento de Esgoto de Florianópolis 5


2.1. ETE Potecas (SESFC) 5


2.2. ETE Insular (SESFI) 6

3. Da capacidade noAtendimento Populacional 8

4. Tipos de Tratamento nas ETE’s 8

5. Tratamento do Lodo 11

6.Lançamento de efluentes em corpos hídricos 12

7. Conclusão 14

Referências Bibliográficas 15


1. Introdução

Na execução deste trabalho sobre as Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s do Município de Florianópolis, além de conhecer in loco como são desenvolvidos os processo no tratamentodo esgoto, foram verificados sua estrutura, capacidade, eficiência e os tipos de tratamentos realizados nas estações e se atendem a toda demanda de Florianópolis.
A partir das observações realizadas, permitiu identificar a real situação que o Município tem, do atendimento para os serviços de esgotamento sanitário, demonstra também o quanto é preocupante pela fragilidade ambiental dacaracterística da cidade de Florianópolis em razão as suas belezas naturais, e os risco eminente dos danos ambientais nas áreas.
Com base na pesquisa realizada nas ETE’s de Potecas e Insular, propusemo-nos a analisar toda a trajetória do desenvolvimento do processo, baseando-nos pelos dados apresentados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN, Órgão responsável pelo serviços públicos deesgotamento sanitários do Município de Florianópolis.



2 Estações de Tratamento de Esgoto de Florianópolis

Existem no Município de Florianópolis 11 (onze) Estações de Tratamento de Esgoto – ETE. Estas ETE’s são infraestruturas que tratam os esgotos coletados na rede para que os seus efluentes atendam os padrões de lançamento e possam ser lançados nos corpos receptores. Abaixo estãodetalhadas as ETE’s de Potecas (SESFC) e Insular (SESFI), quanto a seu tratamento, avaliação do efluente tratado e peculiaridades.
É importante ressaltar que para os cálculos estimar a capacidade de tratamento das ETE’s descritas abaixo foram considerados os seguintes parâmetros: (i) consumo per capita de 250 litros diários por habitante, segundo a CASAN; (ii) taxa de retorno de esgoto (relaçãoágua/esgoto) de 0,8; e (iii) taxa de infiltração de água na rede coletora de 0,1.


1 2.1. ETE Potecas (SESFC)

Após a coleta dos esgotos sanitários no SESFC, eles são encaminhados até a ETE Potecas, no bairro Forquilhinha, que se situa no município de São José. Esta ETE é constituída por um sistema de lagoas de estabilização do “tipo australiano”, que, segundo dados de projeto, têm capacidade deatender até 174.409 habitantes, o que é equivalente a uma vazão média diária de 454,19 l/s. Portanto, em termos populacionais, a ETE Potecas está funcionando com 72,1% de sua capacidade total, enquanto que em termos de vazão funciona com 57,6% de sua capacidade. O corpo receptor que recebe estes efluentes tratados da ETE Potecas é o rio Forquilhinha, que é enquadrado como sendo de água doce de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estações tratamento
  • Ete
  • ETE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOSTO
  • Estações de tratamento de esgoto
  • Dimensionamento de estações de tratamento de água
  • Estações de tratamento de água
  • Estações do tratamento da água
  • estações de tratamento de esgoto compactas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!