Estação de tratamento de agua

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
Etec de Cubatão
Ana Caroline Pimenta da Silva N° 03 – 2B3
Professor Guedes – Star
Introdução
As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 213 estações: 28 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 185 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.
Atualmente, são tratados 105mil litros de água por segundo. É um número bem expressivo, mas que ainda pode aumentar. Projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento estão em pauta. O Sistema Alto Tietê, por exemplo, deve passar de 10 para 15 mil litros de água por segundo.
O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtosquímicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
Etapas do Funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água - ETA
1. Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.
2. Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes dotratamento.
*Fator pH –O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano,
3.. Coagulação
Nas ETAs, a coagulação é realizada na unidade de mistura rápida, podendo ser hidráulica ou mecanizada, nesta etapa destacam-se mecanismos nos quais se têm a formação doressalto hidráulico (vertedor Parshall ou retangular), injetores (tubos providos de orifícios) em tubulações forçadas ou em canais de água bruta, câmaras providas de agitadores mecanizados com diferentes tipos de rotores etc (Bernardo, 2002). Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeiraficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

4. Flocuração
Nesta etapa são fornecidas condições para facilitar o contato e a agregação de partículas previamente desestabilizadas por coagulação química, visando a formação de flocos com tamanho e massa específica que favoreçam sua remoção por sedimentação, flotação ou filtração direta. A eficiência da unidade defloculação depende do desempenho da unidade de mistura rápida, a qual é influenciada por fatores como o tipo de coagulante, pH de coagulação, temperatura da água, concentração e idade da solução de coagulante, tempo e gradiente de velocidade da mistura rápida, tipo e geometria do equipamento de floculação e qualidade da água bruta (Bernardo,2002). Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, queserve para provocar a formação de flocos com as partículas.
5. Decantação
A decantação é o processo no qual se retiram os flocos formados pela agregação de impurezas durante a floculação. A separação entre o decantador e floculador é feita por uma cortina de madeira ou difusos, evitando assim que se propague para o decantador a turbulência criada no floculador, o flocos são depositadosformando uma camada de lodo  que é arrastada para um poço no cento do decantador (Sabesp, 2006). .
6. Filtração
A filtração é o processo de remoção de impurezas, na filtração rápida as impurezas são retidas ao longo do meio filtrante, em contraposição à ação superficial, em que a retenção é significativa apenas no topo do meio filtrante. Independente da condição de filtração, apóscerto tempo de funcionamento há necessidade da lavagem do filtro. A filtração pode ser realizada com taxa constante ou declinante, dependendo das características de entrada e saída das unidades de uma bateria. No caso da filtração com taxa constante no interior do filtro, de forma que equipamentos de controle podem ou não ser necessários. Como conseqüência negativa podem ocorrer a elevação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dimensionamento estação de tratamento de agua
  • Estacão de Tratamentos de água
  • Estação de tratamento de água
  • Estaçao de tratamento de agua
  • ETA
  • Projeto de Estação de Tratamento de Água
  • ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
  • Estação de tratamento de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!