Est4d6 das s634c6es

1170 palavras 5 páginas
2- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
As soluções são definidas como misturas homogêneas entre um soluto (disperso, em menor quantidade) e um solvente (dispersante, em maior quantidade). (Russel, John Blair; p. 502)
O solvente é aquele que está em maior quantidade na solução. É o estado físico do solvente que determina o estado físico da solução.
Em relação à saturação:
A solução saturada é aquela que está em equilíbrio com excesso de soluto, ou seria se estivesse presente excesso de soluto.
A solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada.
A Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada. É uma solução instável e seu soluto tende eventualmente a se cristalizar, mas com um super resfriamento o líquido tende eventualmente a se cristalizar. (Russel, John Blair; p. 516 à 518)
Quanto ao tipo de partícula:
Soluções moleculares – São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem correntes elétricas, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas.

Exemplo: ar atmosférico; açúcar em água.

Soluções iônicas – Formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas); são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.

Exemplo: ácidos; bases; sais.

Apesar de os ácidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reação química), em meio aquoso, formando íons. As soluções assim formadas são classificadas como iônicas.

As partículas dispersas: são moléculas ou íons comuns, têm diâmetro menor que 1 nm /10dispersão coloidal, as partículas dispersas têm diâmetro entre 1 e 100 nm, são agregados de moléculas ou de íons comuns, ou macromoléculas, ou macroíons isolados, não se sedimentam sob a ação da gravidade, nem sob a ação dos centrifugadores comuns, mas sim sob a ação de ultracentrifugadores , não são retidas por filtros comuns, mas o são por ultrafiltros.
Na suspensão: as partículas dispersas têm diâmetro maior que

Relacionados