Estética

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
24/02/2013

O Sistema Endócrino

O sistema endócrino constitui-se por um conjunto de órgãos ou glândulas, cuja função principal é produzir e secretar hormônios, diretamente na corrente sanguínea.

Hormônios

são substâncias mensageiras que exercem influência decisiva sobre os processos biológicos e sobre o comportamento e os sentimentos do ser humano, interagindo com as células por meiode receptores específicos para cada hormônio.

O Sistema Endócrino
Algumas funções exercidas pelos hormônios:
Regular a composição química do ambiente interno; Regular o metabolismo dos órgãos e o equilíbrio energético; Ajudar o organismo em situações difíceis, como infecções, traumas, tensão emocional, sede, fome, hemorragia e temperaturas extremas; Promover o crescimento e o desenvolvimento;Regular os processos de reprodução como a formação de óvulos e espermatozóides, fecundação, nutrição do feto, parto e alimentação do recém nascido.

O Sistema Endócrino
CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS
Quanto a natureza do hormônio
O hormônio é uma substância química que é secretada para os líquidos corporais por uma célula ou um grupo de células que exercem efeito de controle fisiológico sobreoutras células do organismo.

O Sistema Endócrino
HORMÔNIOS LOCAIS

O Sistema Endócrino
CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS Princípio da ação dos hormônios

CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS

Causam influência no local onde são liberados, p.ex., acetilcolina nas term. Nervosas esqueléticas; secretina, liberada pela parede do duodeno e transportada até o pâncreas.

HORMÔNIOS GERAIS
Causam influênciasistêmica, p.ex., epinefrina e norepinefrina, secretadas pela medula supra-renal, causando vasoconstrição sanguínea e elevação da PA e, hormônio do crescimento que induz o crescimento celular.

HORMÔNIOS “ESPECÍFICOS”
Causam influência sobre tecidos específicos, os chamados tecidos alvo p.ex., adrenocorticotropina a qual estimula especificamente o córtex supra-renal ou, hormônios sexuais sobreos órgãos sexuais.

Um receptor celular especifico para cada hormônio Porém com ações específicas e específico!!! algumas vezes distintas, de acordo com a célula estimulada.

1

24/02/2013

O Sistema Endócrino
Receptores de membrana celular para hormônios derivados de aminoácidos ou dos peptídeos (hidrofílicos) – pois se dissolvem mal nas gorduras – necessitam de um receptor externo namembrana celular lipofílica para poderem entrar na célula e iniciar reações em cascata.

O Sistema Endócrino
HIERARQUIA DA SECREÇÃO ENDÓCRINA
As quantidades de hormônios que as glândulas endócrinas lançam na corrente sanguínea são extremamente baixas e, alterações nestas concentrações, podem acarretar enormes conseqüências.

As secreções hormonais precisam ser rigorosamente reguladas!!!!Receptores intracelulares para os hormônios esteróides (lipossoluveis) - alguns apresentam receptores no núcleo celular (tireoideanos) e outros, citoplasmáticos (esteróides - hormônios sexuais).

REGULAÇÃO SUPREMA - HIPOTÁLAMO

O Sistema Endócrino
Informações internas e externas Conexões do SNA

O Sistema Endócrino
Informações internas e externas

HIERARQUIA DA SECREÇÃO ENDÓCRINA.Conexões do SNA

HIPOTÁLAMO

HIPOTÁLAMO HIPÓFISE GLÂNDULAS ÓRGÃOS E TECIDOS Hormônios liberadores e inibidores HIERARQUIA DA SECREÇÃO ENDÓCRINA

HIPÓFISE GLÂNDULAS ÓRGÃOS E TECIDOS

O Sistema Endócrino

O Sistema Endócrino
Regulação endócrina
A regulação dos hormônios hipofisários se processa por um sistema de feedback.
A quantidade de hormônios presentes na circulação é constantementeaferida pelo hipotálamo. Os hormônios liberadores (RH) e os inibidores (IH), regulam a secreção do hormônio efetor. Os baixos níveis de hormônios periféricos favorecem a secreção de hormônios liberadores. Os altos níveis de hormônios periféricos favorecem a secreção de hormônios inibidores.

2

24/02/2013

O Sistema Endócrino Hipófise
Lobo anterior ou adeno-hipófise (75%). adenoLobo posterior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética
  • ESTETICA
  • estetica
  • Estetica
  • Estetica
  • estetica
  • Estética
  • Estética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!