Estética

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Questões
1-O que podemos entender por ESTETICA? Explique.
2-É possível distinguir estética e filosofia da arte? Comente.
3-Qual é a posição dos filósofos idealistas e dos filósofos empiristas arespeito da beleza?
4-Como Kant pretendeu superar esse impasse?
5-O que é o belo, segundo Kant?
6-Qual é a critica de Hegel a Kant quanto ao conceito de belo?
7-Como Platão define a arte? Quaisas obras em que Platão trata da arte?
Respostas
1-A Estética pode ser definida como uma ciência, mais especificamente, uma ciência que estuda e analisa as condições de percepção sensoriais. Destemodo, mais adiante a Estética ganhará status de ciência que estuda não só os sentidos, mas que também tem seu mote no belo e em suas aparições. Assim, sua função de estudar a recepção dos sentidos ea teoria do belo; é fulcrada no subjetivismo, tendo como principal objeto de investigação a obra de arte.
2- Sim. A diferença fundamental é que a Filosofia da Arte prima pela elaboração da ideia doque é Arte e a Estética investiga os problemas que se levantam na contemplação dos objetos estéticos.
3- Tanto os idealistas como os empiristas estariam em desacordo. O idealista diria que "gosto sediscute, sim”, pois concebe que a beleza é algo que existe em si mesmo, como ideia: a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, conforme entendia Platão. Para o empirista, porém, oconceito de beleza se formaria pela experiência concreta, sensível de cada um. Então, o empirista tenderia a considerar, como fez Hume, que gosto é formado em grande parte pela cultura em que vive cadapessoa, sendo, portanto, subjetivo.
4-Procurou demonstrar que ainda que o juízo estético seja subjetivo, pessoal, há, no entanto, aspectos universais.
5- Diante de tantas questões, até mesmopolemizadas, acerca do que é o belo e onde este faz suas aparições, Kant nos apresenta sua própria visão do que vinha a ser o belo (tentando vencer o obstáculo proposto pelos filósofos idealistas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética
  • ESTETICA
  • estetica
  • Estetica
  • Estetica
  • estetica
  • Estética
  • Estetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!