Estética e Imagem Pessoal

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Imagem Pessoal

A história da moda em cada década mostrou como podemos ser influenciados por diversos fatores externos. Notamos as diferenças de silhuetas, de comportamentos e percebemos que a mídia até hoje são os que mais nos norteiam em relação a moda, estética, beleza e comportamento.
Muitas mulheres de vários estilos marcaram suas décadas. Acontecimentos culturais, sociais ou econômicosinfluenciaram a sociedade e se fez necessário mudanças e adaptações tanto no vestuário como em seus comportamentos. A imagem pessoal se faz muito presente em nossas vidas sociais e professionais. Por isso a valorização da imagem deve ser levada em conta e devemos ter alguns cuidados essenciais para que não passamos uma imagem distorcida do que somos.

ESTILO: É a representação de quem somos, aexpressão do nosso caráter, das nossas crenças, do nosso estado de espírito e de como nos relacionamos com o mundo a nossa volta.

IMAGEM PESSOAL: É uma forma de comunicação não verbal, ela diz muito sobre nós e pode influenciar pessoas a nossa volta positivo ou negativamente.

MODA: É o reflexo do que está acontecendo no mundo no momento, a moda pode representar aspectos sociais, políticos eeconômicos e são tendências que os estilistas nos apresentam a cada estação.

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentesformas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo. 1
Na antiguidade
Aristóteles e Platão - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiroformavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais.2 Na Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramos filosóficos.
No âmbito do Belo, dois aspectos fundamentais podem ser particularmente destacados:
a estética iniciou-se como teoria que se tornava ciência normativa às custas da lógica eda moral - os valores humanos fundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo (ver cânoneestético);
a estética assumiu características também de uma metafísica do belo, que se esforçava para desvendar a fonte original de todas as belezas sensíveis: reflexo do inteligível na matéria (Platão), manifestação sensível daideia (Hegel), o belo natural e o belo arbitrário (humano), etc.
Mas este caráter metafísico e conseqüentemente dogmático da estética transformou-se posteriormente em uma filosofia da arte, onde se procura descobrir as regras da arte na própria ação criadora (Poética) e em sua recepção, sob o risco de impor construções a priori sobre o que é o belo. Neste caso, a filosofia da arte se tornou umareflexão sobre os procedimentos técnicos elaborados pelo homem, e sobre as condições sociais que fazem um certo tipo de ação ser considerada artística.
Grécia Antiga

Sócrates
Sócrates, um dos mais notórios pensadores gregos, foi um dos primeiros a refletir sobre as questões da estética. Nos diálogos de Sócrates com Hípias, há uma refutação dos conceitos tradicionalmente atribuídos ao belo,ele não irá definir o que é belo julgando-se incapaz de explicar o belo em si.
Platão entendeu que os objetos incorporavam uma proporção, harmonia, e união, buscou entender estes critérios. O belo para Platão estava no plano do ideal, mais propriamente a ideia do belo em si era colocada por ele como absoluto e eterno, não dependeria dos objetos, ou seja, da materialidade, era a própria ideia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética e imagem pessoal
  • estetica e imagem pessoal
  • SAÚDE ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
  • estetica e imagem pessoal
  • SAUDE ESTETICA E IMAGEM PESSOAL
  • Estética e Imagem pessoal
  • Estética e Imagem Pessoal
  • estética e imagem pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!