Estética e História da Arte Contemporânea

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
Quando Malevich em 1913, colocou um quadrado negro sobre um fundo branco, ele afirmou que ¿a arte não se preocupa mais em servir ao Estado ou à religião; ela não deseja mais ilustrar a história dos costumes, não quer ter mais nada a ver com o objeto como tal, e acredita que pode existir em si mesma e para si mesma, sem as coisas¿. Com isso, ele lançou os alicerces para uma arte secular,desligada de propósitos utilitários e afastada da função ideológica de representação. Trata-se de:

Minimalismo;


No início do século XX surgiu o Futurismo, sendo caracterizado como uma escola de cunho artístico e literário. O Manifesto Futurista, publicado por famoso poeta italiano, é o marco inicial do movimento artístico. Este poeta foi:

Fillippo Marinetti


A partir de nossa primeira aula,cujo tema permeava a estética, neste caso dentro do princípio grego temos a doutrina de Platão, cujo Belo estava ligado ao princípio da beleza clássica. A alternativa que apresenta características da beleza clássica platônica era:

Equilibrada, simétrica e proporcional.


Movimento bastante organizado e doutrinário, fundamentado nos estudos de Freud acerca do inconsciente. Salvador Dali eMan Ray estão entre seus artistas. Que movimento é este?

Surrealismo


O século XIX presenciou mudanças significativas na história das artes plásticas no Brasil. Sem dúvida, as transformações não podem ser compreendidas caso seja ignorada a chamada:

Missão Francesa no Rio de Janeiro


Qual característica da representação do corpo humano utilizada pelos artistas africanos forneceu aospintores cubistas o ponto de partida para a reavaliação de seus temas?

A fragmentação racional frequentemente geométrica da cabeça e do corpo humano empregada por tantos artistas africanos foi ponto de partida para a reavaliação dos temas cubistas


A tela " Les Demoiselles d'Avignon, de autoria de Pablo Picasso, onde o artista retratou a nudez feminina com figuras geométricas perfeitamentetrabalhadas, substituíndo as formas reais naturalmente arredondadas, é considerada o marco inicial do :

Cubismo






A carreira de Manet (1832-1883) foi marcada por alguns desafios à crítica conservadora quando propôs de forma muito enfática a ruptura com o academicismo. Porque, pode-se afirmar que o pintor Edouard Manet foi o precursor do Impressionismo?

Pois ele inovou na pintura,dando-lhe uma luminosidade mais intensa, que já começava a explorar os efeitos da luz natural sobre uma cena.



O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início as novas tendências do século XX. Os pintores impressionistas com base na observação direta da luz sobre os objetos faziam seus registros visuais. Posteriormente alguns impressionistas buscando novos caminhosrealizaram experiências sobre a percepção ótica. Neste grupo se destacou Seurat que trabalhou a construção da imagem de forma diferenciada da técnica utilizada pelos impressionistas. Assinale a resposta que define como Seurat trabalhava.


Seurat acabou reduzindo as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que no seu conjunto dão ao observador a percepção de uma cena.



A invenção dafotografia delimitou o campo de conhecimento artístico da modernidade. Essa história vai ser vista como marco conceitual estético. Na história da arte esses primeiros momentos são estudados como mudanças que, ocorridas no final do século XIX e na virada do século XX. receberam os nomes de:

Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo.


A arte africana influenciou a estética cubista poiscontrastando com o artista ocidental o escultor negro aborda seu tema de um modo muito mais conceitual, as ideias sobre seu tema são mais importantes que a representação naturalista, daí resultaram as formas mais abstratas e estilizadas /simbólicas. Que artista representante desta corrente estética iniciou a utilização destas referências em suas obras?

Pablo Picasso


Gauguin, Cézanne e Van...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estetica e historia da arte
  • História da Arte Contemporanea
  • Arte, estética e pré-história da arte
  • estetica e historia da arte
  • Estetica e historia da arte
  • história e arte moderna e contemporânea
  • Estetica e história da arte
  • estetica e historia da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!