Estética - Pedro Murad

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Produto Cultural Contemporâneo: Avenida Brasil

A novela Avenida Brasil, foi transmitida pela Rede Globo no final de Março de 2012 até o final da segunda semana de outubro do mesmo ano, tendo seus capítulos exibidos de segunda a sexta-feira com reprises do capítulo de sexta-feira aos sábados. Esta série teve uma imensa repercussão na mídia brasileira mostrando uma história ligada ao tema devingança.
Resumidamente a novela conta uma história protagonizada por uma menina que perde seu pai a quem tem uma figura de herói, pelo motivo de ambição da madrasta. A menina presencia fatos onde viu seu pai sendo atacado por sua esposa ambiciosa, após ele descobrir que ela estava dando um golpe. Com o golpe concluído, a madrasta foge levando o que queria e no meio da trama acaba sendo bemsucedida. Não satisfeita com a jogada da madrasta, a menina luta parte de sua vida correndo atrás de Justiça.
Como foi dito no começo, a Trama obteve grandiosos índices de audiência na televisão brasileira, pois mostrou ao público uma história bastante misteriosa, mexendo com sentimento do público telespectador, fazendo com que os mesmos não conseguissem identificar o caráter real do protagonista dasérie.
Esta foi uma grande novidade, pois em nenhuma outra edição de novelas transmitidas pela rede globo teve essa originalidade. Sendo que, essa Originalidade morre quando descobrimos a morte do autor quando comparamos a série Revenge, Exibida pelo canal Sony. As mesmas características em base do tema de vingança são mostradas na séria que foi lançada em 2011 nos EUA.
As semelhanças de mocinhasque sofreram vendo seus pais morrerem, tendo sua moral com caráter duvidoso na visão do telespectador, Renúncia aos amores de infância por sede de vingança, as vilãs que fazem de tudo para acabar com a menina sofredora mas que os filhos das vilãs tem vida amorosa com as menininhas sofredoras e etc.


O horror (Dionisíaco) pode ser encontrado diversas vezes na trama, a novela utilizou bastantedesse elemento, que fez com que o povo ficasse ansioso para o próximo capitulo de Avenida Brasil. Não podemos negar que o Diretor soube explorar muito bem esse elemento, este mesmo elemento que faz com que nós possamos nos identificar com os personagens, que faz com que nós telespectadores possamos viver todo aquele horror, não somente olhar de fora e sim sentir quase em nossa própria pele.Podemos pegar, por exemplo, momentos em que a mocinha da trama, Nina, ansiava sua vingança, lembrando de que fora abandonada no lixão quando criança e relembrando de todos os ultrajes que ela há de ter sofrido, devido à personagem de Adriana Esteves, a Carminha, isso fez com que o povo se identificasse com o sofrimento de Débora Falabella e ardesse em raiva juntamente com o personagem, acendendo esseelemento dionisíaco. Não satisfeito em fazer com que praticamente toda a população do Brasil viesse a odiar a vilã, Carminha, ele também fez com que os telespectadores tivessem certas duvidas perante a personagem principal da trama, a mocinha, Rita.
Muito querida por todos, Rita aceita desaforos de início e até abaixa a cabeça para sua antagonista, mãe de família rica e poderosa, Carminha. Aprotagonista da história, inicialmente boa e inocente, fica com a moral dúbia ao longo dos capítulos. No decorrer da trama, para alcançar o objetivo de vingança, ela passa a manipular e enganar os outros personagens.
Rita é seu verdadeiro nome, mas após a morte do pai a moça se transforma em Nina, respectivamente, e volta ao ponto de partida, jurando viver os próximos momentos em nome da justiça.Com isso ele despertou curiosidade, não só no que poderia acontecer com a vilã, mas também com a mocinha que tinha seu caráter duvidoso. Será que ela realmente acabaria atingindo seu objetivo? Será que morreria? Será que ela mataria Carminha? O povo ficou totalmente curioso e ansioso no que poderia acontecer, até começarem muitas mortes na trama.
Isso fez com que a novela fosse adquirindo cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zuhair Murad
  • Pedro
  • Pedro
  • PEDRO
  • Pedro
  • Pedro
  • Pedro
  • Pedro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!